Sistemas operacionaisNotícias

elementaryOS 5.1 Hera é lançado com várias novidades e suporte ao flatpak

O elementaryOS é lembrado na comunidade Linux por tentar trazer ao máximo a integração dos aplicativos com a interface gráfica do sistema e assim tendo uma harmonia para o mesmo. Na nova versão do sistema, não poderia faltar mais melhorias no “capô” do sistema como na “lataria”, que vamos ver a seguir.

Podemos começar com a nomenclatura e a versão do sistema, que ainda se baseia na versão Juno 5, mantendo os mesmos repositórios e bibliotecas. Segundo o anúncio no blog do elementaryOS, a versão 5.1 é uma atualização importante, mas não uma nova versão, que ocorre a cada 2 anos, mas que esse grande update merecia um nome próprio e uma identidade.

Outro ponto abordado no post deles, foram classificar como importantes, o Greeter (saudação da tela de login) e o Onboarding, que seria o primeiro contato dos usuários com o sistema.

pasted image 0

Como podemos ver na tela acima, a tela de login e de bloqueio (Greeter), tiveram um redesign, assim tornando-os mais nítidos e com o problema do HiDPI resolvido. Com esse novo update do Greeter, foi possível adicionar novas funcionalidades, como mostrar os nomes de um usuário para os demais, o wallpaper que o usuário escolheu agora é mostrado no “card” dele, notificação de quando o Caps Lock e o Num Lock estejam ativados e entre outras melhorias que você pode conferir aqui.

Outra melhoria anunciada pelo pessoal do elementaryOS, é o Onboarding, aplicativo que mostra as principais novidades e recursos presentes no sistema, para todo novo usuário criado. Ele seria como um “tutorial” dos primeiros passos no sistema, vamos assim dizer. Para mais detalhes técnicos sobre ele, você pode conferir aqui.

2019 12 03 19 16

A outra novidade, é em relação aos pacotes flatpaks e como eles são manipulados dentro da distribuição. Agora, de forma oficial, os pacotes flatpaks são suportados de forma nativa pelo sistema. Assim, quando você instalar algum app no formato, poderá ser feito o gerenciamento do mesmo através da loja do elementaryOS, o AppCenter.

Também foi desenvolvida uma ferramenta que facilita a instalação dos arquivos baixados do Flathub, assim dispensando a necessidade do terminal ou PPAs para essa finalidade. A ferramenta é o Sideload, que faz todo esse trabalho de instalação para você, quando o arquivo .flatpakref é baixado. Ele te dá todas as informações referente ao app que será instalado.

screenshot
screenshot progress
screenshot success

Falando no AppCenter, o mesmo recebeu várias melhorias na versão Hera, e segundo o pessoal do elementaryOS, está 10x mais rápido que a versão anterior. 

pasted image 0 1

Quando um app é instalado via flatpak, as atualizações também aparecerão no AppCenter. Agora você poderá escolher qual fonte quer instalar o app, seja dos repositórios do elementaryOS ou do Flathub. Também será possível navegar de forma offline, graças ao sistema de cache do sistema, assim podendo desinstalar aplicativos sem conexão também. 

appcenter fondo 1
Opção de mudar a fonte de instalação
appcenter network 1
Navegação offline no AppCenter

Além dessas novidades, também foi aprimorada a configuração de som, principalmente se o seu computador tiver várias saídas de áudio.

Outro ponto que recebeu um redesign e aprimoramentos, foi na parte de gerenciamento de mouse e touchpads, oferecendo agora mais possibilidades de configurações e ajustes.

2019 12 03 20 35

Houve também melhorias e updates nos apps nativos do elementaryOS, como no Calendar (Calendário), Camera, Fotos (Photos), Música (Music) e Vídeos. Também foi aprimorado os indicadores do sistema, assim tornando mais harmonioso e de fácil entendimento para os usuários.  

2019 12 03 20 42

Essas foram só algumas das muitas novidades que a versão 5.1 Hera do elementaryOS trouxe, que para mais detalhes técnicos e mais algumas novidades, você pode conferir neste post do blog oficial do projeto.  

Para baixar o elementaryOS 5.1 Hera, acesse este link, e na sessão que aparece “Pague o que quiser”, você pode pagar ou não pelo sistema. Se você optar por não pagar, basta ir no espaço “Personalizar” e por o número 0 (zero), baixando assim o sistema sem nenhum custo.

2019 12 03 20 50

Se você já estiver usando a versão 5.0 Juno, basta verificar o AppCenter e clicar no botão “Verificar Atualizações” e assim instalar elas. Se você precisar de algum suporte mais “aprimorado” em seu hardware, basta instalar o conjunto HWE LTS, com o seguinte comando:  

sudo apt install --install-recommends linux-generic-hwe-18.04 xserver-xorg-hwe-18.04

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!