Qual a diferença entre os comandos “upgrade”, “dist-upgrade” e “full-upgrade?

Qual a diferença entre os comandos "upgrade", "dist-upgrade" e "full-upgrade?

Aí está uma coisa que muita gente tem dúvida, o que cada comando de atualização faz exatamente? Qual a diferença entre dar um “upgrade” e dar um “dist-upgrade”? É isso que você vai descobrir agora.

Todos estes comandos servem para atualizar o Ubuntu e outras distribuições derivadas, a diferença é bem sutil, porém, ainda assim são diferentes, entenda:

apt-get upgrade: Vai atualizar todas as versões dos pacotes instalados, sem remover pacotes.

apt-get dist-upgrade: Também atualiza os pacotes, porém remove e instala pacotes também se for necessário, muitas vezes alguns pacotes precisam ser instalados como dependências para certos aplicativos atualizarem, essa opção faz isso, ao contrário da anterior. Digamos que seja uma forma mais completa, porém, “mais arriscada”, pois vai modificar o sistema mais profundamente.

Recentemente o Ubuntu adicionou também o suporte para a simplificação do comando “apt-get”, ele tornou-se simplesmente “apt”, e o mesmo possui alguns diferenciais que nós já explicamos em outro post, clique aqui para ver.

A modificação permite que usemos um outro comando:

apt full-upgrade: Faz basicamente o mesmo que o “dist-upgrade”.

Essa é basicamente a diferença, espero que tenha ficado claro para você, até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
APT com problemas?
Continue lendo

APT com problemas? Saiba como resolver

A dica de hoje é algo bem simples, mas que pode auxiliar quem eventualmente esteja passando por essa situação. Confesso que é algo bem raro de acontecer, ao menos em meu cotidiano. Todavia, caso não esteja conseguindo atualizar seu sistema ou instalar apps, por conta do APT “travado/bloqueado”, eis a possível solução.