CentOS é a estabilidade que você busca para o seu servidor Linux

CentOS é a estabilidade que você busca para o seu servidor Linux

As palavras “Linux” e “servidores” geralmente são encontradas juntas. O sistema operacional “do pinguim” se destaca muito neste segmento por sua estabilidade, maleabilidade e gratuidade, e como era de se esperar, existem distros Linux que se destacam mais neste segmento, hoje vamos falar sobre o poderoso CentOS.

A Red Hat é famosa por ser uma empresa bilionária que trabalha com softwares Open Source e um de seus produtos principais, o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é reconhecido internacionalmente pela sua qualidade e robustez, além de trazer, é claro, o suporte por parte da Red Hat, que pode ser contratado.

Mas por que eu estou falando do Red Hat se o assunto é o CentOS? Bom, acontece que o CentOS é basicamente o RHEL, sem o suporte oficial da Red Hat, ou seja, tem todo o poderio que o sistema do “chapéu vermelho” tem, mas sem os encargos, podendo ser encarado como a versão comunitária do mesmo.

Nós preparamos um vídeo muito completo sobre o assunto para que você entenda melhor sobre como o sistema funciona:

O CentOS é comumente utilizado por empresas que buscam estabilidade e um sistema que seja de confiança para os seus projetos, como a HostGator, a nossa parceira, que usa largamente o CentOS em seus servidores de hospedagem, para entregar para seus clientes toda da tranquilidade que eles precisam ao marcar a sua presença online.

O CentOS pode ser baixado gratuitamente em seu site oficial e possui 3 tipos diferentes de ISO, a versão DVD, a versão “Everything” e a versão “Minimal”, a primeira é a versão com interface, mais completa em termos de pacotes, que permite que você use a distro até no seu desktop se quiser, ainda que este não seja o exato foco da mesma, a versão “com tudo dentro” é quase auto-explicativa, e inclui os softwares disponíveis nos repositórios online diretamente na ISO, criando um mirror local para o sistema, já a versão mínima vem sem interface e é ideal para aqueles que querem criar o seu servidor do zero, acrescentando somente os pacotes desejados.

Abaixo você encontra os links de referência para a documentação do CentOS, assim você poderá baixar o sistema para experimentar, além de aprender mais sobre um dos sistemas mais utilizados em servidores.

ꔷ Site: https://www.centos.org/

ꔷ Download: https://www.centos.org/download

ꔷ Notas de lançamento da versão 7: https://wiki.centos.org/Manuals/Relea…

ꔷ Sobre o projeto CentOS: https://www.centos.org/about/

ꔷ FAQs do CentOS: https://wiki.centos.org/FAQ/CentOS7

ꔷ Como contribuir: https://wiki.centos.org/Contribute

ꔷ Documentação: https://www.centos.org/docs/

ꔷ Doc na Red Hat: https://access.redhat.com/documentati…

ꔷ Wiki do CentOS: https://wiki.centos.org/

ꔷ Diferença entre as ISOs do CentOS: https://wiki.centos.org/Download

Muita gente compara o CentOS ao Debian quando o assunto é estabilidade, talvez porque, da mesma forma que o Debian, o CentOS prime por usar pacotes estáveis, mais antigos e derivar da mesma base sólida do já mencionado RHEL.

Você tem experiência usando o CentOS? Conte pra gente através dos comentários o que você pensa sobre a distro, quais os pontos fortes e fracos na sua opinião.

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
LanBR e mais 3 programas para gerenciar Lan Houses com Linux
Continue lendo

LanBR e mais 3 programas para gerenciar Lan Houses com Linux

Algumas pessoas me perguntaram se eu conhecia um programa para gerenciamento de Lan Houses que rodasse em distribuições Linux. Pois bem, eu não conhecia, mas como tudo na vida se resolve com um pouco de boa vontade e pesquisa eu acabei encontrando esta solução que vou compartilhar com vocês.