Elementary OSSistemas operacionais

3 distribuições Linux que geram muitas expectativas em 2015

O ano está só começando e muitas novidades devem surgir conforme os meses forem passando, mesmo assim tem certas coisas que temos certeza que sairão, como uma nova versão do Ubuntu por exemplo, mas existem alguns projetos que despertam a minha curiosidade e eu gostaria de compartilhar isso com vocês, vamos conhecê-los?

3 sistemas que valem toda a espera

Distro Linux aparecem aos montes todos os anos, algumas para durar apenas alguns meses e depois sumirem do mapa, mas existem vários projetos que estão iniciando que me geraram muita curiosidade, então vamos ver agora três sistemas operacionais baseados em Linux que prometem algumas surpresas para este ano.

elementary OS

elementary OS Freya

O elementary OS ganhou muita fama em 2013 pela sua versão batizada de Luna, versão de estréia essa que acabou fazendo com que o sistema ganhasse muito adeptos, eu até fiz uma review dela no canal do Diolinux no YouTube que você pode ser clicando neste link.

O pessoal do elementary tem essa característica de liberar o sistema somente quando eles considerarem “pronto”, os prós e contras do sistema eu já abordei no vídeo então se você ficou curioso é só conferir lá, mas todo o sucesso que a versão baseada no Ubuntu 12.04 fez acabou gerando muita expectativa, afinal de contas o sistema é muito belo e seguidamente os desenvolvedores postavam prints e pequenos vídeos com as novas implementações do sistema.

Talvez o maior problema é que a demora por atualizações está deixando alguns usuários frustrados e acabaram mudando de sistema, mesmo que temporariamente, devemos lembrar também que a versão Luna é de fato a primeira versão “descente” do elementary OS e a próxima, que deve sair neste ano, chamada Freya poderá ser a consolidação do trabalho de desenvolvimento do elementary para mostrar que ele não é só “um rostinho bonito”.

Ozon OS

Ozon OS

O Ozon já é uma distro menos conhecida das massas, e se você não conhecia talvez seja uma boa oportunidade, pela imagem acima já podemos ver de cara que ele usa o Gnome Shell como ambiente gráfico, a ideia inicial é se basear no Fedora para a criação do sistema, ele tem uma organização visual semelhante ao elementary, ele é  um projeto dos desenvolvedores do projeto Nitrux e Numix, dois temas bem populares por quem curte personalizar a área de trabalho.

É raro ver derivações do Fedora então fiquei curioso para ver o que vai acontecer sendo que eles aparentemente tem um cuidado maior com o design que o próprio Gnome Team.

Evolve OS

Evolve OS

Deixei este por último porque talvez seja, dos três em questão, o que me gera mais expectativa, o Evolve OS é um sistema Linux construído do zero, ou seja não é baseado em nenhum outro sistema, porém, usa o backend no Gnome em um ambiente gráfico próprio chamado Budgie Desktop.

Na realidade o que me deixa curioso mesmo o ambiente gráfico, o fato de ser feito do zero não é necessariamente uma coisa boa, mas um novo ambiente gráfico como o Bundgie pode ser realmente bem interessante, para conhecer um pouco mais dele e saber como instalar no Ubuntu verifique este artigo onde ensinamos você a fazer isso.

E você meu amigo leitor, conhecia estas distribuições do Linux? Qual delas você achou mais interessante?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!