FlatpakSistemas operacionaisTutoriais

Comandos no Flatpak 1.2 que vão facilitar o gerenciamento dos pacotes

Quando você vai instalar um programa via Flatpak, pode usar as “lojinhas” da sua distro para gerenciá-los, desde que esteja habilitado o recurso, assim podendo pesquisar, instalar os apps,etc. Quando precisamos utilizar o terminal para tal tarefa parece que ainda temos algumas “pedras” que precisam ser tiradas, especialmente por conta da sintaxe dos comandos.

Um dos desenvolvedores do Flatpak, Matthias Clasen (que desenvolve para o Gnome e trabalha para a Red Hat), postou uma nota no “Blog do Gnome” mostrando as novidades que virão na versão 1.2 do Flatpak, que realmente parecem vir para facilitar (e muito) quem usa Flatpak via linha de comando.

Colunas:

Na versão 1.2 do Flatpak, vamos poder obter as informações dos pacotes em colunas e assim não extrapolar os limites do terminal, ficando assim organizado e “bem apresentável”. Para isso vai se usar o parâmetro –columns. 

Para saber o que cada coluna faz, você vai poder acrescentar o “=help” no final do comando, ficando flatpak list –columns=help. O resultado você vê abaixo na imagem.

evTPkmqkD0ZwkUgTsTqvApPJyn2C7sLzRAewTuZrxKPHU8 pF 286JU FghKUv21O44s 3f1i1e0oRdG6SbKyNe0Rv6CHr95WkcgOB2nQ3qcsFsh6 p2eMkrAnOygsmQ3JkeC0F

Reporte de erros mais claros

Antigamente, quando se tentava um comando e por alguma razão você o errava, o Flatpak dava um erro e não dava muitas informações, a ideia é mudar esse comportamento. No exemplo usado, a palavra “search” não tem o “C” e o Flatpak lhe dá a sugestão de como seria o comando correto, que seria o “search” com “C” e ainda lhe indica a consulta do “help” da aplicação.

Busca mais amigável

Outra coisa que vai mudar é a forma que se busca algum programa no Flathub, o repositório de Flatpaks da comunidade. Atualmente para se buscar algum pacote no repositório é preciso fazer quase um curso de memorização. Por exemplo, para instalar o aplicativo “Meld” o comando de instalação seria este:

flatpak install flathub org.gnome.meld

E sejamos sinceros, muitos não conseguem decorar tudo isso para instalar um simples programa. Pensando nisso, o pessoal do Flatpak vai simplificar e facilitar a vida das pessoas e o comando para instalar vai ser algo mais familiar ao tradicionais gerenciadores de pacotes para quando precisar instalar algo no terminal.

flatpak install meld

Descrições mais informativas

Ainda, segundo Matthias, a nova versão do Flatpak chegará com melhores descrições dos programas, com informações mais completas e informativas, como podemos ver nas imagens abaixo. Você pode abreviar os nomes das colunas usando o complemento –columns, como já mencionado.

RhbS6HfpcG5N4viQLT6ns3RDzi8it5NylDrm9ApidAUjnGYgxTRVGAaNagGW 3ixcags45ZEU XLEPHl0B MupK167bJWFH8TTkU4A8tLOf dZdqIo0

Esses foram os principais comandos e complementos anunciados,para ver o post completo e com todas as novidades mencionadas por Matthias, acesse este endereço.

Espero você no próximo post, forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoTutoriais

    Inodes, o que é e para que serve esse elemento do Unix, Linux, macOS e BSD?

    Tutoriais

    Deletar vídeos do YouTube ajuda? 3 dicas para crescer na plataforma em 2024

    Tutoriais

    Melhorando a Experiência do seu site com Mega Menus no WordPress