ShortWave é o seu novo aplicativo de rádio para Linux

ShortWave é o seu novo aplicativo de rádio para Linux

Muitos gostam de ouvir a sua rádio favorita via web, sendo via navegador ou algum aplicativo, e no Linux tínhamos o Gradio, que era bem famoso por ter uma interface simples e de fácil manuseio, porém, ele acabou sendo descontinuado, para que esse bravo guerreiro possa descansar em paz, surgiu o Shortwave.

Felix Häcker é o responsável pela criação do Gradio, que começou como um pequeno projeto pessoal para que ele pudesse ouvir as rádios online, com o tempo e o sucesso ele se tornou um dos apps mais baixados do Flathub, isso apenas depois de 3 anos do lançamento do app.

Como ele relata no seu blog, a linguagem que ele estava utilizando estava ficando “chata” e sem desafios, a linguagem era a Vala. Ele estava procurando novos desafios, aí começou o projeto Fragments, aplicativo para torrents escrito em Vala com o GTK3 como back-end, que teve apoio do designer do GNOME,  Tobias Bernard, para assim dar uma “cara nova” ao projeto, como podemos ver na imagem abaixo.

J26SSQjFfyKg65uJQzFebZBazYChItu4kGqkCnNhlhZhlDE iuWmjuLX7qkthn4qk52SYf78InXOj CBxbZA81a1 M1xjGphMuUiaoxAVGNOux6R0Zeq5980fb1x Ec15K2Lage

No meio deste projeto ele conheceu a linguagem Rust, porém, observando que a curva de aprendizado no Rust era muito acentuada para ele, decidiu procurar por algum projeto que já usava ele e ver como era, assim “trombou” com o GNOME Podcast, ficando maravilhado com o projeto e “caindo de cabeça” nele, pouco tempo depois, o desenvolvedor já estava colaborando ativamente com o novo projeto.

Vendo isso, ele esperava reescrever o Gradio do zero utilizando o Rust como base e assim também aproveitando para dar um nome mais apropriado, pois segundo Felix, a grafia atual ninguém acertava. Depois de muito debater com as pessoas do GNOME Podcasts, chegaram no nome “Shortwave” (ondas curtas na tradução), Felix ainda comentou que não vai mais atualizar o Gradio com correções ou novas funcionalidades, mas tranquiliza os usuários do software dizendo que o Shortwave vai ter todas as funcionalidades do Gradio e mais. O código fonte do Gradio está disponível em gradio-old.

O Shortwave ainda está em desenvolvimento e está hospedado no “World of GNOME” no GitLab, onde você pode acompanhar o progresso dele. Para maiores detalhes você pode acessar o blog do Felix.

Espero você no próximo post, forte abraço. 


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Google se torna membro Platinum da The Linux Foundation
Continue lendo

Google se torna membro Platinum da The Linux Foundation

A "The Linux Foundation" é uma organização sem fins lucrativos, que promove inovações tecnológicas em massa através do código aberto e conta com o apoio de empresas de software, telecom, industria da tecnologia e entre outros. Por isso o interesse dessas empresas em apoiar a organização.