O YouTube anunciou no evento Brandcast 2025 que vai usar o poder do Gemini, a inteligência artificial do Google, para identificar os melhores momentos dos vídeos — não necessariamente para melhorar sua experiência, mas para enfiar propagandas bem quando você está mais imerso no conteúdo.
“Peak Points”, a ciência por trás do incomodo perfeito
A estratégia do YouTube se chama “Peak Points” (ou “Pontos de Pico”, em português). A ideia é simples: usar IA para analisar vídeos e descobrir exatamente quando você está mais envolvido — seja num clímax de uma novela, na parte polêmica de uma notícia ou no momento em que o tutorial que você precisa urgente finalmente faz sentido. Aí, bam! — surge um anúncio com um influenciador falando sobre colchões ou apostas.
A técnica não é exatamente nova. Canais de TV já fazem isso há décadas, colocando comerciais nos momentos de maior tensão. Mas será que também vai funcionar no serviço de streaming?
O YouTube já tem um histórico de métodos questionáveis para aumentar a receita com anúncios de 30 segundos que não podem ser pulados, dois anúncios seguidos antes do vídeo começar e até mesmo anúncios no meio de vídeos curtos de 5 minutos.
Agora, com o Gemini, a plataforma quer ser ainda mais precisa.
Ninguém sabe exatamente como a IA vai identificar esses “Peak Points”. Será que ela vai entender o contexto emocional do vídeo? Vai ter alguma conexão com o novo sistema onde os produtores de conteúdo indicam onde deve entrar o anúncio? Ou vai simplesmente ler o gráfico de quais são os momentos mais assistidos para jogar um anúncio de alguma varejista na sua cara?
Se tem uma coisa que o YouTube deixa claro, é que a única maneira legal de fugir dos anúncios é assinando o YouTube Premium. No Brasil, os planos variam de R$ 16,90 na versão Lite, que apenas remove anúncios, até R$ 53,90 no plano família.
A boa notícia é que, se a estratégia der certo, os criadores de conteúdo podem ganhar mais com anúncios. A má notícia é que os espectadores poderão começar a abandonar vídeos no meio — ou até a plataforma.
Se por um lado não gostamos de anúncio que não nos interessam, por outro, gostamos de anunciar aquilo que amamos. E se você ama Linux e o open source, mostre ao mundo no melhor estilo do pinguim com nossas estampas exclusivas!