A Ubisoft acaba de dar um passo importante no mundo da acessibilidade digital: liberou o código da ferramenta interna Chroma, usada para simular diferentes tipos de daltonismo em jogos. Agora qualquer desenvolvedor pode usar – sem pagar nada e nem precisar reinventar a roda.
O que é o Chroma?
Imagine tentar jogar um game onde verdes e vermelhos se confundem, ou onde azuis e amarelos são indistinguíveis. Para cerca de 300 milhões de pessoas no mundo com algum tipo de daltonismo, a realidade é mais ou menos assim. O Chroma surgiu justamente para ajudar desenvolvedores a testar e ajustar seus jogos, para que cores não sejam uma barreira.
Diferente de outras soluções, o Chroma não exige integração direta com o motor do jogo – ele funciona como um overlay que simula diferentes tipos de daltonismo em tempo real, sem afetar o desempenho.
A ferramenta aplica filtros que imitam as três principais formas de daltonismo:
- Protanopia (dificuldade em distinguir vermelhos)
- Deuteranopia (dificuldade com tons verdes)
- Tritanopia (problemas com azuis e amarelos)
Ele roda em qualquer jogo, independente do motor gráfico, e mantém uma fluidez de até 60 FPS – ou seja, dá para integrar até em jogos mais pesados sem travamentos.
Por que a Ubisoft decidiu abrir o código?
Segundo David Tisserand, Diretor de Acessibilidade da Ubisoft, a ideia é que mais estúdios possam melhorar a inclusão em seus jogos:
“A acessibilidade é uma jornada, não uma corrida. Queremos que toda a indústria se beneficie do Chroma, contribua com feedback e ajude a evoluir a ferramenta.”
Jawad Shakil, Gerente de Produto de Qualidade, destacou que o projeto foi criado para integrar testes de daltonismo no fluxo natural de desenvolvimento, eliminando atrasos e imprecisões que outras soluções tinham.
O projeto está disponível gratuitamente no GitHub sob a licença Apache 2.0, e qualquer um pode clonar, modificar ou contribuir.
Com ferramentas como o Chroma se tornando acessíveis, fica claro que a indústria de jogos está levando mais a sério a inclusão. E isso é ótimo – porque jogos são para todo mundo, não importa como enxergam as cores.
Qual o primeiro jogo que você gostaria de ver a inclusão de uma ferramenta como o Chroma? Conte para nós e interaja com a comunidade do fórum Diolinux Plus!