TutoriaisVídeo

Como ajudar o Google a encontrar as páginas de um site

Você já se perguntou como o Google encontra e exibe bilhões de páginas da web nos resultados de pesquisa? Estima-se que existam mais de 1 bilhão de sites no mundo, com cada site contendo de 10 a 100 páginas, e alguns chegando a milhares. Mas como o Google consegue rastrear e indexar todas essas páginas para exibi-las em seus resultados de busca? Neste tutorial, vamos explorar o processo de rastreamento de URLs pelo Google e como você pode otimizar seu site para garantir uma melhor indexação.

O Processo de Rastreamento do Google

O Google utiliza um processo conhecido como rastreamento para descobrir e monitorar as páginas na web. Este processo é realizado por um programa chamado Googlebot, responsável por navegar pelas páginas da web e identificar o conteúdo a ser indexado. Existem três etapas principais no processo de pesquisa do Google: rastreamento, indexação e exibição dos resultados. Vamos nos concentrar na primeira etapa: o rastreamento.

Descobrindo URLs

Como não existe um registro central de todas as páginas disponíveis na internet, o Google precisa procurar por essas páginas constantemente. Se você possui um site e o mantém em atualização, como um blog ou e-commerce, o Googlebot revisitará regularmente a página principal e descobrirá novas páginas vinculadas.

Para evitar dúvida de que o Google conhece completamente seu site, administradores de sites também podem enviar manualmente um arquivo de sitemap para o Google, contendo todas as páginas.

Um sitemap é um arquivo que funciona como um mapa do seu site, listando todas as páginas e a relação entre elas. Ele ajuda o Googlebot a entender a estrutura do seu site e priorizar quais páginas rastrear. Embora o Google não garanta que todas as páginas listadas em um sitemap serão rastreadas, o seu uso torna o processo mais eficiente.

Existem diferentes tipos de sitemaps que você pode criar para o seu site:

  • Sitemap XML: este é o formato mais comum e versátil. Ele permite incluir dados sobre vídeos, imagens, e até conteúdos em múltiplos idiomas. A maioria dos CMS, como o WordPress, oferece plugins como Yoast ou Rank Math, que criam e atualizam automaticamente o sitemap XML do seu site;
  • Sitemap RSS: m feed RSS pode funcionar como um sitemap, sendo gerado automaticamente por muitos CMS. No entanto, ele é menos versátil que o XML;

Sitemap de Texto: o mais simples, ideal para quem deseja criar manualmente. Ele consiste em um arquivo de texto com uma URL por linha, mas é o mais limitado em termos de funcionalidade.

Como ajudar o Google a encontrar as páginas do seu site 2

Quando um Sitemap é Necessário?

Nem todos os sites precisam de um sitemap. Aqui estão alguns casos em que o Google recomenda o uso de um sitemap:

  • Se o seu site é novo e tem poucos links apontando para ele, um sitemap pode ajudar o Google a descobrir suas páginas;
  • Se o seu site contém muitos vídeos, imagens ou é indexado no Google Notícias, o uso de um sitemap é altamente recomendável;
  • Sites Grandes: O Google considera sites com até 500 páginas como pequenos. Se o seu site excede esse número, um sitemap pode ajudar a organizar e priorizar o rastreamento das páginas.

Você pode enviar o sitemap do seu site para o Google através do Google Search Console. Esta plataforma permite que você monitore a presença do seu site nos resultados de pesquisa e oferece ferramentas para otimizar sua indexação. Outros motores de busca, como Bing e Yandex, também possuem painéis de controle onde você pode enviar seu sitemap.

Nem todas as páginas precisam ser rastreáveis

Compreender como o Google rastreia e indexa páginas na web é essencial para qualquer administrador de site que deseja aumentar a visibilidade de suas páginas nos resultados de pesquisa. Mas nem todas as páginas é desejável serem rastreadas, podemos querer excluir, por exemplo, o painel de controle do site. E não é apenas o Google que faz a varredura da internet, existem ferramentas de IA que utilizam conteúdo da internet para se treinar.

O arquivo robots.txt é uma ferramenta essencial para controlar o que os bots podem ou não rastrear. Ele fica localizado na raiz do seu site e pode ser configurado para permitir ou bloquear o rastreamento de determinadas páginas. Aprenda a editar o robots.txt!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!