Graças ao Proton, sistemas operacionais baseados em Linux rodam quase tantos jogos quanto o Windows, agora a Apple entrou no jogo e quer desfazer o meme de que seus computadores não servem para games. Um novo kit de ferramentas lançado pela empresa já está disponível e permite rodar vários jogos do Windows no Mac.
Um pequeno desvio de finalidade
Na última conferência anual para desenvolvedores feita pela Apple (WWDC), a empresa trouxe à luz, seu Game Porting Toolkit, uma ferramenta para ajudar criadores de jogos a portar seus produtos do Windows para macOS.
De forma geral, fazer a portabilidade para o macOS não é simples, exige trabalhos complexos para recompilar o código-fonte, converter os shaders, reimplementar os subsistemas gráficos, adaptar o áudio, as entradas de comando pelos jogadores e a renderização. Os desenvolvedores podem até recorrer a um motor gráfico multiplataforma, mas ainda assim, precisam fazer uma série de debug e otimizar o desempenho.
O Game Porting Toolkit funciona de maneira semelhante ao Proton, ele é uma camada de compatibilidade que permite que jogos feitos com o DirectX 12 rodem no macOS. Desenvolvido principalmente pela CodeWeaver, sob encomenda da Apple, a ferramenta tem a finalidade de permitir os desenvolvedores testarem seus jogos da maneira como estão feitos para o Windows, para entenderem exatamente quais pontos precisam ser ajustados para o jogo funcionar bem em computadores Apple. Ela também converte automaticamente os shaders existentes para o formato Metal Shaders.
Isso pode auxiliar os programadores a fazerem somente o trabalho necessário e cortar custos, mas na prática, o programa permite rodar jogos inteiros do Windows, sem modificação, em computadores Apple. Como o kit está disponível para todo o público, quem tem um Mac já pode testar seus jogos favoritos.
Já temos um bom desempenho dos jogos do Windows no Mac?
A comunidade já testou vários títulos, como Cyberpunk 2077, Diablo IV e Hogwarts Legacy, alcançando resultados que variaram entre o injogável e o excelente, afinal, por enquanto a Apple não tem se comprometido a entregar uma boa experiência aos jogadores, mas sim uma ferramenta para desenvolvedores.
A CodeWeaver havia anunciado anteriormente que está desenvolvendo essa maneira de compatibilizar o DirectX 12 para o Mac, na ocasião, utilizaram o jogo Diablo II Resurrected como exemplo; para conseguir fazê-lo funcionar perfeitamente bem, precisaram resolver inúmeros bugs envolvendo o MoltenVK e o SPIRV-Cross, antecipando que será necessário fazer um trabalho semelhante para alcançar o máximo desempenho em cada título.
Sendo assim, enquanto o jogo que você quer não for portado para Mac, ou a Apple não melhorar o funcionamento da camada de compatibilidade, não haverá nenhuma maneira de garantir a jogabilidade. De toda forma, com a comunidade testando como cada título funciona, talvez em breve teremos um banco de dados similar ao ProtonDB, indicando a experiência que podemos esperar.
Para facilitar o uso do Game Porting Toolkit na hora de rodar jogos do Windows no Mac, você pode utilizar o Heroic Games Laucher, que já dá suporte ao recurso e ainda unifica lojas de jogos, como a GOG e a Epic Games em um só lugar! Contudo, o recurso está disponível apenas para o macOS Sonoma.
Junto ao Game Porting Toolkit, a Apple também anunciou um modo de jogo para seus computadores na próxima versão do macOS, que priorizará o acesso dos jogos aos recursos computacionais e reduzirá a latência de AirPods e controles do Xbox e Playstation. Tudo isso reforça a investida da empresa no mercado de jogos.
Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades do mundo da tecnologia!