Há muito tempo os computadores se tornaram essenciais em nossa vida, mas se repararmos, não vemos muitas variedades dessa incrível máquina por aí. Geralmente um usuário final opta entre desktops e notebooks para tarefas cotidianas, ou por smartphones e tablets para mobilidade.
Contudo, naturalmente alternativas acabam sendo desenvolvidas e uma que tem ganhado destaque no mercado são os single board computers (SBC) ou computadores de placa única.
Hoje falaremos de um dos mais conhecidos SBC, saiba o que é Raspberry Pi, um minúsculo computador com características de dispositivos móveis que encara todo tipo de tarefa e fica surpreendentemente mais poderoso a cada lançamento.
Conheça esta máquina que pode ser seu computador no futuro, ou talvez você já tenha um e nem sabe.
Origem e objetivos do projeto
Raspberry Pi é um computador desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi onde todo o hardware é integrado em uma única placa de tamanho reduzido, com alguns modelos quase tão pequenos quanto um cartão de crédito.
A ideia foi proposta por um grupo de estudantes do laboratório de computação da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos, ao perceberem que o nível de conhecimento dos novos alunos estava em constante declínio.
Inicialmente, o objetivo principal era de estimular o ensino de ciência da computação básica em escolas, principalmente nos países em desenvolvimento, contudo, por ser uma solução simples e barata, seu uso foi ampliado e estão sendo utilizados em automação, internet das coisas (IoT), consoles caseiros para retrogaming ou como um substituto miniaturizado de computadores

Fonte: www.kiwi-electronics.com
O que é Raspberry Pi e quais são os sistemas compatíveis?
O Raspberry Pi é compatível com diversos sistemas operacionais baseados em Linux, o Raspberry Pi OS (anteriormente chamado Raspbian) é uma distribuição Linux baseada no Debian.
Outros sistemas como Ubuntu para desktops e servidores, Arch Linux e o próprio Debian também são compatíveis. Além disso, a versão ARM do Windows 10 pode funcionar nos modelos mais avançados.

Qualquer linguagem que possa ser compilada na arquitetura ARMv6 pode ser usada para o desenvolvimento de software, o projeto procura usar Python como linguagem de referência com suporte à BBC_BASIC.
Como é o Hardware?
Apesar do Raspberry Pi utilizar um processador com base ARM, não tem relação com smartphones, sua engenharia se assemelha mais a de um PC. Além do processador, ele contém memória RAM, drive de vídeo e conectividade Bluetooth, Wi-Fi e placa de rede.
O Raspberry não possui memória interna, portanto é necessário usar suas portas de conectividade para adicionar armazenamento para seu sistema, o mais comum é instalar em um cartão micro SD, que deve ser classe 10.
Quais são os principais modelos?
Vendido desde 2012, o hardware do aparelho evoluiu muito, começando com apenas 256 MB de memória RAM e processador com um núcleo, agora pode chegar a impressionantes 8 GB de RAM acompanhando um processador quad core.
Os componentes do hardware podem variar para cada modelo, confira abaixo as principais opções que continuam sendo produzidas, segundo o site oficial do projeto.
Raspberry Pi Zero

Fonte: https://www.raspberrypi.com/
O mais básico, Raspberry Pi Zero é menor que os demais modelos, com menos conectividade, além da memória RAM e capacidade do processador, mais modestos:
- Processador single core 1GHz 32-bit;
- 512 MB de memória RAM;
- Duas portas micro USB para alimentação e dados;
- Entrada para cartão micro SD;
- Uma saída de vídeo Mini HDMI;
- Variações com ou sem Wi-Fi e Bluetooth integrados;
- Variações com ou sem pinos na porta GPIO.
Existe uma revisão desse modelo chamada Raspberry Pi Zero 2 W, mais poderosa, que além de possuir todo o sistema de conexão sem fio, conta com um processador quad core 1GHz 64-bit.
Raspberry PI 4 Model B
Este é o modelo mais robusto atualmente. Sua alimentação de energia ocorre através de uma porta USB-C, como nos smartphones mais modernos.

Fonte: https://www.raspberrypi.com/
Uma característica surpreendente é a possibilidade de conectar duas telas com suporte a resolução 4K. Além disso, encontramos:
- Processador quad core 1.5GHz 64-bit;
- Opções entre 1 a 8 GB de memória RAM;
- Duas portas USB 2.0, duas USB 3.0 e uma USB-C;
- Entrada para cartão micro SD;
- Duas saídas de vídeo Micro HDMI;
- Porta P2 para áudio estéreo e vídeo componente;
- Wi-Fi, Bluetooth e entrada RJ45 Ethernet;
- porta GPIO com 40 pinos.
Esta versão do Raspberry Pi está disponível também dentro de um kit, que foi a escolha do Dio e contém:
- Teclado com hub de duas portas USB extras;
- Mouse;
- Case para proteger seu Raspberry e deixar ele combinando com os acessórios;
- Cabo HDMI;
- Fonte USB-C;
- Cartão de memória micro SD 16GB com o Raspberry Pi OS já pré-instalado.
Microcontrolador Raspberry Pi Pico
Também está disponível no mercado o microcontrolador Raspberry Pi Pico, que compete de forma mais direta com o Arduíno, pois sua função não é ser um computador completo, apenas um microcontrolador direcionado para automação, que pode ser utilizado em displays de luz, processos de manufatura e internet das coisas.

Fonte: https://www.raspberrypi.com/
Este dispositivo pode ser programado em C e MicroPython, entre seus diferenciais temos a ampla documentação disponível gratuitamente, seu processador Dual Core e o modelo com conectividade Wi-Fi embutida.
Está em toda parte
O Raspberry Pi já é muito popular, talvez você já tenha um em sua casa sem saber, ele é utilizado em videogames, servidores de mídia e smart homes. É um dispositivo polivalente que pode ser aplicado praticamente em qualquer projeto. A imaginação do usuário é o limite.
Sua vasta conectividade e a curiosa porta GPIO permitem controlar e automatizar qualquer dispositivo eletrônico, tanto que o aparelho foi amplamente adotado por universidades, escolas e ensino técnico, comércio, indústria e até mesmo o agronegócio.
Aqui no Brasil já temos diversos projetos de implementação do Raspberry Pi em escolas de nível fundamental e médio para o ensino de programação e automatização, além dos diversos TCCs e projetos de iniciação científica relacionados a este computador.
Você já conhecia o Raspberry Pi? Já desenvolveu algum projeto com ele? Conte nos comentários! Assine nossa newsletter para receber em primeira mão artigos como este.