LibreOffice 6.4
Notícias

LibreOffice 6.4 é lançado com várias melhorias, inclusive com formatos Microsoft

Se você precisou de uma suíte office que não fosse a da Microsoft, provavelmente se deparou com o LibreOffice. Essa nova versão vem com algumas novidades que podem ajudar um “bocado” de gente.  

A The Document Foundation lançou mais uma versão da sua suíte office, o LibreOffice 6.4, que chega com várias melhorias no seu código do programa, além de uma melhora significativa com a compatibilidade nos formatos proprietários da Microsoft (docx, xlsx e pptx).  

Podemos começar pelas novidades já quando abrimos o LibreOffice pelo hub principal, aquele que tem o ícone do app principal e não da aplicação, como Writer por exemplo. Nele teremos uma prévia de quais arquivos abrimos e em qual aplicativo foi.

Hub do LibreOffice

Agora é possível marcas notas como resolvidas e também adicionar comentários nas imagens ou gráficos dentro do Writer (editor de texto).

Comentários no LibreOffice
Comentários no LibreOffice

Outra função muito bacana que chegou na versão 6.4 é a possibilidade de criar QR Code dentro dos aplicativos do LibreOffice (Impress, Draw, Writer e Calc), sendo bem útil para quem precisa adicionar algum tipo de informação e precisa utilizar esse meio. Para inserir é bem simples, basta seguir esse caminho: Inserir > Objeto > QR Code 

Gerador de QR Code

Para gerar o QR Code, você tem três (3) entradas:

  • Texto ou URL, campo esse onde você vai inserir a informação;
  • Correção de erro, onde você vai selecionar a complexidade do QR. Se for utilizar para URLs longas, é preferível usar a opção “Baixa”;
  • Definir borda ao redor do QR, é para você definir o tamanho da borda ao redor do código gerado.  
QR Code gerado
QR Code gerado

Outra mudança foi a unificação dos menus para hiperlinks. Agora as opções de Abrir, Editar, Copiar e Remover estão em um único lugar, assim facilitando a vida de quem trabalha com esse tipo de ferramenta.  

Página de hiperlink

Ainda segundo o pessoal do LibreOffice, o aplicativo abre muito mais rápido que a versão anterior e traz uma compatibilidade quase que “perfeita” com os formatos proprietários da suíte office da Microsoft, o MSOffice.

Nos meus testes, realmente trouxe essa compatibilidade e não perdeu a formatação dos arquivos que eu abri. Mas pode ser que para alguns casos possa dar algum problema. Felizmente existem outras suítes offices como o WPSOffice, FreeOffice, OnlyOffice e afins.  

Para conferir a nota completa de lançamento, você pode acessar ela aqui, que ainda está em fase de término da tradução para o português do Brasil.   Se preferir também, pode conferir o vídeo abaixo com a apresentação feita pelo pessoal do LibreOffice.

Para baixar o LibreOffice 6.4, basta acessar aqui ou aqui e escolher o método que lhe satisfaz.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Milhões de aplicativos foram rejeitados da Play Store em 2023

    Notícias

    GNOME 46.1 melhora compatibilidade com gráficos híbridos

    Notícias

    GNOME Foundation quer deixar de operar em déficit