NotíciasSistemas operacionaisSnap

Google e Canonical fecham parceria para trazer o Flutter para o Linux em 2020

Atualmente existem mais de 500.000 devs utilizando ativamente o Framework Flutter (Google) todo mês. E agora, existe a possibilidade de atrair uma parcela considerável dos 80.000 aplicativos para o mundo Linux, sem maiores dificuldades para os desenvolvedores, que é uma das principais queixas sobre portar um  app para o Pinguim.

Graças a uma parceria entre a Canonical e o Google, poderemos ver a chegada de mais aplicativos Flutter para o Linux.

O que é Flutter

Flutter é uma UI Framework open source, criada pelo Google para facilitar a vida dos programadores que precisarem usar linguagem de programação Dart e também para ser uma alternativa Framework do Facebook, o React Native. 

À partir da versão 1.5 do SDK do Flutter,  você pode desenvolver um app e disponibilizá-lo para mobile (iOS e Android),  embedded, webapps e desktops (Linux, Windows e macOS).

Ele é usando por empresas como Tencent, Realtor.com, The New York Times, Square, Sonos, Capital One, BMW, eBay, Nubank, GROUPON e além claro dos aplicativos do Google, como o Stadia e Google Assistant por exemplo.

Parceria inédita do Google com a Canonical

O anúncio da parceria foi feito no blog oficial da Canonical, um post conjunto do Chris Sells (Sr. Product Manager do Google para Flutter) e Ken VanDine (Engineering Manager do Ubuntu Desktop), comentando como é importante levar o Flutter para o Linux Desktop, e isso será feito através do Ubuntu.

Confira um trecho da declaração :

Canonical is making a significant investment in Flutter by dedicating a team of developers to work alongside Google’s developers to bring the best Flutter experience to the majority of Linux distributions. Canonical will continue to collaborate with Google to further improve Linux support and maintain feature parity with the other supported platforms.

“A Canonical está fazendo um investimento significativo no Flutter, dedicando uma equipe de desenvolvedores para trabalhar ao lado dos desenvolvedores do Google para oferecer a melhor experiência do Flutter para a maioria das distribuições Linux. A Canonical continuará colaborando com o Google para melhorar ainda mais o suporte ao Linux e manter a paridade de recursos com as outras plataformas suportadas.”

Futuro promissor e o primeiro aplicativo Flutter no Linux

O primeiro aplicativo a usar o Flutter, foi o Flokk Contacts, que é um gerenciador de contatos da sua conta do Google. Com ele você pode adicionar e editar contatos existentes, pesquisar por eles, além de poder associar contas do GitHub e Twitter a eles.

Outra coisa que podemos observar, é que quando você muda o tema do claro para o escuro, as animações de transição são muito mais fluidas.

FlookContactsTema

O líder da equipe do Flokk, Grant Skinner, que tem uma excelência no design e em implementações inovadoras para o usuário final, deu uma declaração sobre trabalhar o seu aplicativo para Linux Desktop.

Building the Flokk Contacts app was a breeze! We were able to apply all our previous expertise in Flutter to target Linux with virtually no adjustments, and the app runs fantastically. Working with the Canonical team was a wonderful experience; they were enthusiastic, engaged, and passionate about making Flutter better not just for Linux, but for every platform. It was an amazing project, and I’m thrilled to be able to target another major OS with Flutter.

Construir o aplicativo Flokk Contacts foi muito fácil! Conseguimos aplicar toda a nossa experiência anterior no Flutter para atingir o Linux praticamente sem ajustes, e o aplicativo é executado de maneira fantástica. Trabalhar com a equipe da Canonical foi uma experiência maravilhosa; eles estavam entusiasmados, engajados e apaixonados por tornar o Flutter melhor não só apenas para o Linux, mas para todas as plataformas. Foi um projeto incrível, e estou emocionado por poder atingir outro grande sistema operacional com o Flutter.

O código fonte do Flokk Contacts está disponível no GitHub para você conferir e você pode baixá-lo também via Snap Store.

Confira um passo a passo de como fazer o ambiente para desenvolvimento Flutter no Ubuntu e tudo mais,clicando aqui.

Podemos esperar mais aplicativos Flutter no Linux Desktop?

Então galera, quando duas grandes empresas como Google e Canonical se juntam para trazer mais facilidades, tanto para os desenvolvedores, quanto para o usuário final, isso pode abrir caminho para  um ecossistema promissor. 

Conforme podemos ver no texto também, o fato da Canonical ter o Snap e a Snap Store integrada ao sistema, podendo assim disponibilizar os aplicativos de forma universal, visto que o Snap pode ser instalado em praticamente qualquer distro Linux, quebra um pouco aquela barreira da famigerada “fragmentação do Linux”,. Deixando os devs mais confortáveis para entregar o seu app no Linux.

É claro que uma empresa gigante do setor de tecnologia como o Google, dando um “aval” pro Ubuntu, ajuda muito, pois são dois players de sucesso e bem conhecidos pelo público.

Minhas “previsões” e perspectiva sobre essa parceria

Agora é a minha parte “Mãe-Dináh” 😅, acredito que esse movimento pode trazer uma galera significativa para o Linux desktop, e assim, quem sabe em um futuro bem próximo, fazer com que o pinguim chegue aos 5% ou 7% do mercado. Digo isso, pois os devs e empresas se sentiram seguros em trazer os seus produtos para o Linux e os usuários finais não terão muitas dificuldades em instalar os programas. Espero que acerte mais essa previsão 😅😅😅.

Mas diz aí nos comentários, será que o Flutter vai dar essa ajuda para o Linux ou só vai ser mais “fogo de palha”?? Comente aí.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos