AndroidAplicativos

4 aplicativos Android para ajudar na utilização do seu computador com Linux

O Android é um sistema muito poderoso, e que conta com uma quantidade absurda de aplicativos, para as mais diversas funcionalidades. Desde redes sociais, controle de tarefas, namoro, e até mesmo auxiliar na utilização do seu computador com Linux.

Preparei uma lista com 4 aplicativos de código aberto que irão facilitar a sua vida na hora de utilizar o seu computador.

KDE Connect

Um dos aplicativos mais populares para os amantes de Linux, o KDE Connect conecta o seu smartphone com o seu computador e possibilita uma infinidade de funcionalidades. Para citar apenas algumas delas:

  • Receber notificações do smartphone diretamente no desktop;
  • Controlar o mouse através do smartphone;
  • Transferir arquivos entre os dois aparelhos de maneira simples;
  • Transformar o smartphone em um controle remoto e controlar a mídia do computador.

Apesar de ser desenvolvido pela comunidade KDE, ele funciona em diversos ambientes. No GNOME, existe uma extensão chamada GSConnect que integra o aplicativo diretamente na shell do sistema.

Faça o download do KDE Connect na Play Store ou F-Droid.

ArchWiki Viewer

Para os usuários do Arch Linux, ter a wiki do sistema em mãos é essencial. Para isso, o aplicativo ArchWiki Viewer transforma a wiki em um aplicativo nativo, podendo acessá-la diretamente da tela inicial do seu sistema.

Através deste aplicativo, você consegue acessar qualquer página da wiki, realizar buscas, e até compartilhar links. Ele também conta com uma opção para alterar o tamanho do texto, caso você tenha dificuldade para ler no tamanho padrão.

Faça o download do ArchWiki Viewer na Play Store ou F-Droid.

AURdroid

Mais um aplicativo para os usuários do Arch Linux, o AURdroid permite acessar toda a lista de pacotes disponíveis através do AUR diretamente no seu smartphone. Isso pode ser útil no caso de prestar suporte para algum outro usuário, ou se por algum motivo, não puder acessar o seu computador.

O AURdroid conta com uma ferramenta poderosa de pesquisa, sendo possível filtrar por nome, descrição, mantenedor e até por dependências. Além disso, é possível ajustar a ordem em que os pacotes são exibidos, seja por nome, votos, popularidade, por data de update ou de envio.

Faça o download do AURdroid na Play Store ou F-Droid.

Linux Command Library 

O Linux conta com uma quantidade absurda de comandos para o terminal, sendo praticamente impossível decorar todos eles. O Linux Command Library age como uma biblioteca de comandos diretamente no seu smartphone.

Através deste aplicativo é possível pesquisar por qualquer comando, e ver uma descrição, exemplos, o autor do comando e diversas outras opções de acordo com o comando escolhido.

O Linux Command Library também conta com outras abas, como a Tips, dando dicas para melhorar a produtividade enquanto utilizar o terminal, alguns scripts e até dicas de jogos que rodam diretamente no terminal.

Infelizmente, o aplicativo só está disponível em inglês. Mas, por se tratar de um manual poderosíssimo com mais de 3200 páginas, ele não podia ficar de fora.

Faça o download do Linux Command Library na Play Store.

Sugestões de aplicativos

Se você tem uma sugestão de aplicativos que possam ajudar os usuários de Linux, deixe nos comentários. Quem sabe não rola uma segunda parte apenas com as dicas de vocês? 😉

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!