Google Podcasts Manager: Analisando os dados do seu podcast

Análise de dados para podcasts

O ano do podcast finalmente está entre nós. Todas as grandes empresas querem um pedaço desse mercado: Apple, Spotify e até o Google. A empresa do famoso buscador está utilizando toda a sua expertise em análise de dados para criar um novo serviço chamado Google Podcasts Manager.

O novo Google Podcasts Manager

Através desta ferramenta, será possível não só disponibilizar o seu podcast para milhões de ouvintes no aplicativo Google Podcasts, mas também, receber análises detalhadas de desempenho do seu conteúdo.

O Google já é conhecido por dominar o mercado de análise de dados, com o seu popular Google Analytics, presente na maioria dos sites da internet. Para podcasts, não seria diferente: a plataforma permite analisar a retenção do público de acordo com o tempo do episódio, o tempo médio em que os usuários permanecem consumindo o conteúdo, além de dados já comuns em outras plataformas, como quantidade de reproduções e minutos ouvidos.

Interface do Google Podcasts Manager
Interface do Google Podcasts Manager

Outra função muito interessante é a possibilidade de analisar em quais dispositivos o seu conteúdo está sendo consumido, desde smartphones, tablets até alto-falantes inteligentes. Esse tipo de informação é muito poderosa, já que através dela é possível polir o seu conteúdo de acordo com o local onde é mais ouvido.

Receba informações sobre dispositivos utilizados no Google Podcasts Manager

O Google Podcasts está disponível de diversas maneiras: é possível acessar através de uma interface web, através dos resultados de buscas, além de aplicativos para Android e iOS. Definitivamente é uma plataforma que não deve ser ignorada.

Para o seu podcast estar disponível no Google Podcasts e ter acesso à análise de dados, basta fazer uma simples verificação utilizando o seu feed RSS. Ainda é possível adicionar mais usuários na plataforma, perfeito para podcasts gerenciados por equipes.

A concorrência

Não é só o Google que tem interesse neste mercado. A Apple vem investindo neste segmento há muitos anos, com o seu já estabelecido aplicativo Apple Podcasts, que conta com uma vitrine de programas respeitadíssima entre os ouvintes de podcasts.

O Spotify também entrou nessa briga recentemente, adquirindo empresas como Anchor, uma plataforma especializada em hospedagem de podcasts, além da Gimlet Media e Parcast, focadas em produção de conteúdo. 

O Spotify também está investindo em conteúdos exclusivos, trazendo criadores já populares para dentro da plataforma, além de desenvolver novos conteúdos originais.

A gigante do streaming também possui uma plataforma para gerenciamento de podcasts, e conta com informações como quantidade de reproduções, seguidores, gênero, idade e país dos ouvintes.

O que o futuro nos aguarda

Para os ouvintes de podcasts, só há vantagens. Com a popularização do formato, mais empresas têm investido no mercado, trazendo novas plataformas para hospedagem, ferramentas de análise de dados. E tudo isso tem deixado o cenário mais rico, aumentando consideravelmente a quantidade de conteúdos disponíveis. Grandes empresas como Apple, Google e Spotify tem investido cada vez mais, o que só mostra que é um formato que não pretende sumir tão cedo. 

Se você sempre quis criar o seu próprio podcast, saiba que está mais fácil do que nunca! Lá no Youtube, o Dio fez um vídeo ensinando como produzir e hospedar de maneira gratuita.

Sabia que o Diolinux também tem um podcast próprio? O Diocast reúne a versão em áudio do Diolinux Friday Show, nosso programa ao vivo no Youtube, além do Time Out, onde temos conversas além do universo Linux e open source, que acontece no nosso canal da Twitch.

Você pode ouvir o Diocast no Castbox, Google Podcasts, Spotify ou qualquer outro aplicativo de sua preferência.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste