NotíciasWindows

WSL 2 disponibiliza Ubuntu 20.04 para usuários Windows

O WSL (Windows Subsystem for Linux, ou em português, Subsistema Windows para Linux) é uma ferramenta da Microsoft para rodar uma distribuição Linux dentro do próprio Windows. A Canonical é uma das parceiras deste projeto, e agora o Ubuntu 20.04 já está disponível na loja do Windows.

A “mágica” do WSL com Ubuntu para Windows

Diferente de uma distribuição Linux “padrão”, o WSL roda apenas via linha de comando tendo como foco desenvolvedores, visto que a grande maioria dos servidores rodam alguma distribuição Linux.

Na próxima atualização do sistema da Microsoft, será disponibilizada a segunda versão do WSL, que virá com um kernel Linux completo, aumentando a compatibilidade com alguns serviços, como por exemplo o Docker. Você pode saber mais sobre isso no vídeo abaixo:

O WSL tem gerado polêmicas dentro da comunidade Linux, visto que algumas pessoas acreditam que esse recurso pode tirar a possibilidade de um usuário experimentar um novo sistema. Mas não temos como negar que isso facilita a vida de desenvolvedores que por algum motivo não querem ou não podem largar o Windows.

Caso você utilize o Windows e queira baixar o novo Ubuntu 20.04 LTS para o WSL, ele já está disponível na loja. Se o Ubuntu 18.04 estiver instalado em sua máquina, também é possível atualizá-lo utilizando o seguinte comando:

sudo do-release-upgrade -d

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Venha fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!