TutoriaisOpenSUSE

Corrigindo bug dos flatpaks não iniciando no OpenSUSE Leap 15.1

Em alguns casos pode ocorrer um bug que faz com que aplicações instaladas em flatpak não iniciem no OpenSUSE. Aprenda agora uma maneira simples e rápida de corrigir esse problema.  

Recentemente, após ter feito uma instalação limpa do OpenSUSE Leap 15.1 na minha máquina, e habilitado o suporte à flatpaks, me deparei com um problema um tanto quanto bizarro. As aplicações instaladas através deste método simplesmente não abriam, e via interface gráfica nenhuma mensagem de erro era apresentada.  

Com o objetivo de descobrir o que estava ocasionando o problema, tentei iniciar diferentes programas instalados em flatpak diretamente pelo terminal. As aplicações continuaram não abrindo, mas algumas mensagens de erro foram exibidas no terminal, mensagens essas que me proporcionaram mais informações, facilitando a busca pela solução.  

Na página de “issues” no Github do projeto Flatpak encontrei relatos de outros usuários que se depararam com o mesmo problema, e foi também lá que encontrei a solução, ou melhor dizendo, uma forma de contorná-lo.  

Como resolver?

Este é um bug que parece se apresentar de forma “aleatória”, sendo que nem todos os usuários do OpenSUSE Leap 15.1 tiveram este problema. Mas caso você, assim como eu tenha sido um dos “azarados”, eis a solução.  

Para contornar o problema tudo o que você deve fazer é alterar o “hostname” da sua máquina para qualquer nome da sua escolha, e então reiniciar o computador.   Copie e cole o comando abaixo no seu terminal:  

hostnamectl --static set-hostname NORM07

Opcionalmente você pode substituir “NORM07” pelo “hostname” da sua escolha, lembrando de utilizar apenas caracteres alfanuméricos.  

Agora tudo o que você precisa fazer é reiniciar o seu computador, e pronto! As aplicações em flatpak já deverão estar iniciando normalmente.  

Segundo os meus testes, o problema ocorreu apenas no OpenSUSE Leap 15.1, que está utilizando o Flatpak na versão 1.2.3. No OpenSUSE Tumbleweed, que conta com o Flatpak na versão 1.6.1 o problema não ocorreu. Não encontrei nenhuma menção a esta correção nas notas de lançamentos das novas versões do Flatpak, mas os testes levam a crer que o problema já foi corrigido nas versões posteriores a 1.2.3, o que faz com que este seja um problema com prazo de validade definido.  

Por fim, enquanto não for feito um update na versão do flatpak presente no OpenSUSE Leap para uma versão na qual o bug já tenha sido corrigido, o procedimento mostrado neste artigo é uma boa opção para contornar o problema e permitir aos usuários utilizarem aplicações em flatpak normalmente no sistema.  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!   

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!