Tutoriais

Saiba onde encontrar fontes open source para o seu próximo projeto

Quem trabalha com design sempre está em busca de novas fontes para melhorar o seu trabalho. Neste post, irei mostrar alguns sites onde é possível encontrar fontes open source de ótima qualidade.    

Dafont

Provavelmente o site mais conhecido para encontrar fontes, o Dafont é um repositório com mais de 40.000 fontes dos mais diversos estilos. Para visualizar apenas as fontes open source, basta selecionar uma categoria no menu, e nas opções que aparecerão logo abaixo do menu, clique no botão “Mais opções” e selecione “Domínio Público / GPL / OFL” e clique em enviar.   

Opções no Dafont

Marcando esta opção, você garante que só visualizará fontes de domínio público, e não terá nenhum problema na hora de utilizar as fontes para finalidade comercial.  

Behance e Dribbble

O Behance e o Dribbble são espaços destinados a artistas que querem expor o seu trabalho, desde ilustrações, mockups até fontes e fotografias.  

Diferentemente do Dafont, eles não possuem uma ferramenta para filtrar por fontes open source, então neste caso pode ser um pouco trabalhoso, porém às vezes pode ser bem recompensador.   

Na caixa de pesquisa superior, digite “open source font”. Irá aparecer algumas opções de fontes, mas sempre recomendo checar com calma a licença, para ter a certeza de que a fonte escolhida é de fato licenciada como open source.  

Inter

Neste caso não é um agregador de fontes, e sim uma fonte específica. Inter é uma fonte sans-serif (fonte sem serifa) gratuita e open source, e conta com 18 estilos e 2500 glifos.   

Instalação

Para realizar a instalação das fontes, é bem simples. Algumas interfaces como o Gnome contam com uma interface para isso, bastando clicar no arquivo da fonte, e depois pressionar o botão “Instalar” e pronto.  

Fontes do Gnome

Uma outra maneira é dentro da pasta pessoal do seu sistema, criar uma pasta chamada .fonts e inserir todos os arquivos de fonte nesta pasta. Simples assim.  

Tem algum site para sugerir e que não apareceu nesta lista? Deixe nos comentários!  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!