LibreOffice 6.4 é lançado com várias melhorias, inclusive com formatos Microsoft

LibreOffice 6.4

Se você precisou de uma suíte office que não fosse a da Microsoft, provavelmente se deparou com o LibreOffice. Essa nova versão vem com algumas novidades que podem ajudar um “bocado” de gente.  

A The Document Foundation lançou mais uma versão da sua suíte office, o LibreOffice 6.4, que chega com várias melhorias no seu código do programa, além de uma melhora significativa com a compatibilidade nos formatos proprietários da Microsoft (docx, xlsx e pptx).  

Podemos começar pelas novidades já quando abrimos o LibreOffice pelo hub principal, aquele que tem o ícone do app principal e não da aplicação, como Writer por exemplo. Nele teremos uma prévia de quais arquivos abrimos e em qual aplicativo foi.

Hub do LibreOffice

Agora é possível marcas notas como resolvidas e também adicionar comentários nas imagens ou gráficos dentro do Writer (editor de texto).

Comentários no LibreOffice
Comentários no LibreOffice

Outra função muito bacana que chegou na versão 6.4 é a possibilidade de criar QR Code dentro dos aplicativos do LibreOffice (Impress, Draw, Writer e Calc), sendo bem útil para quem precisa adicionar algum tipo de informação e precisa utilizar esse meio. Para inserir é bem simples, basta seguir esse caminho: Inserir > Objeto > QR Code 

Gerador de QR Code

Para gerar o QR Code, você tem três (3) entradas:

  • Texto ou URL, campo esse onde você vai inserir a informação;
  • Correção de erro, onde você vai selecionar a complexidade do QR. Se for utilizar para URLs longas, é preferível usar a opção “Baixa”;
  • Definir borda ao redor do QR, é para você definir o tamanho da borda ao redor do código gerado.  
QR Code gerado
QR Code gerado

Outra mudança foi a unificação dos menus para hiperlinks. Agora as opções de Abrir, Editar, Copiar e Remover estão em um único lugar, assim facilitando a vida de quem trabalha com esse tipo de ferramenta.  

Página de hiperlink

Ainda segundo o pessoal do LibreOffice, o aplicativo abre muito mais rápido que a versão anterior e traz uma compatibilidade quase que “perfeita” com os formatos proprietários da suíte office da Microsoft, o MSOffice.

Nos meus testes, realmente trouxe essa compatibilidade e não perdeu a formatação dos arquivos que eu abri. Mas pode ser que para alguns casos possa dar algum problema. Felizmente existem outras suítes offices como o WPSOffice, FreeOffice, OnlyOffice e afins.  

Para conferir a nota completa de lançamento, você pode acessar ela aqui, que ainda está em fase de término da tradução para o português do Brasil.   Se preferir também, pode conferir o vídeo abaixo com a apresentação feita pelo pessoal do LibreOffice.

Para baixar o LibreOffice 6.4, basta acessar aqui ou aqui e escolher o método que lhe satisfaz.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
7 imagens inspiradoras do antes e depois do cabeamento estruturado
Continue lendo

7 imagens inspiradoras do antes e depois do cabeamento estruturado

A deliciosa arte da organização vai marcar presença neste post. Cabeamento estruturado não é só organização, é arte também, o problema é quando o "carinha da T.I." não é, digamos assim, "muito artista" e aí sobra pra você a árdua atividade de pôr ordem nada casa. Quando isso acontecer, mantenha a calma, entorne o seu café e inspire-se nestas imagens, nem tudo está perdido.
Google Chrome ganhará melhor gerenciamento de energia
Continue lendo

Google Chrome ganhará melhor gerenciamento de energia

Um projeto em pleno desenvolvimento sempre tende a obter melhores resultados, seja com refatorações de código, adições ou até mesmo mudanças. Algo “na ativa” dificilmente regride em sua performance e demais aspectos, a não ser por alguma situação muito específica ou por mudanças de liderança.