Notícias

Intel anuncia sua primeira GPU dedicada, a DG1, na CES 2020

A tão esperada GPU dedicada (discrete graphics) da Intel foi apresentada na maior feira de eletrônicos do mundo, a CES (Consumer Electronics Show ) 2020.    
No ano passado (2019), fizemos uma matéria em que foi descoberto através de um “vazamento”, em que a Intel estaria preparando o seu driver para vídeo, o i915, com suporte para multi-GPUs assim sendo possível a utilização das GPUs dedicadas.  

Bom, parece que esse “vazamento” está batendo com o que foi apresentado na CES 2020 até então. Nele dizia que a GPU dedicada seria baseada na arquitetura Xe, que é a mesma arquitetura gráfica usada nos próximos chips gráficos integrados Tiger Lake de 10 nm, que também foram apresentados na feira.

JzUEmvgttgi6R4OHBiqt0J6 Jn5P7UCwfg xqgV apYKBfQCUirFg

O DG1, como foi chamado pela Intel, tem um detalhe interessante segundo a empresa. Com os gráficos Xe integrados no Tiger Lake, eles vão oferecer um desempenho gráfico dobrado em comparação aos chips da geração anterior.  

Também foi feita uma apresentação rápida, em que a DG1 estava rodando o game Destiny 2, mas não foi passada maiores informações, como a versão do game, fps e afins.

zKO1vvNzFp1SvUhbF5xo7O4FEPJ1uRjiZnOAhI2y0fu8oLM7VhYWBAT9oML1yduDGFWNbw8i11cM0Hnv0dHm7kp7GCA0tVOwMieOyHdpsXgln2ys y1SB8bzsm84ujvjg447qF1n

A Intel fez um post falando da sua participação na CES2020, que você pode conferir aqui.  

Depois de muitos anos, a Intel está entrando no mercado de GPUs dedicadas e parece que está disposta a investir pesado, mas precisa correr pois a AMD já está na frente e desenvolvendo na arquitetura de 7nm, indo para 5nm.  

Mas agora diz aí pra gente nos comentários, o que você acha da entrada da Intel nesse mercado 😀?  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

    Notícias

    Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!