Conheça o Fedora Silverblue

Conheça o Fedora Silverblue

O Fedora Silverblue é um sistema operacional para desktop imutável. A ideia dele é ser um sistema extremamente estável e confiável, ideal para desenvolvedores e usuários que utilizam containers.  

Na primeira impressão, o Fedora Silverblue pode parecer igual o Fedora Workstation, a versão “padrão” do sistema, mas o seu funcionamento é bem diferente. Por ser imutável, todas as instalações da mesma versão são exatamente idênticas, e o sistema não se altera conforme o uso, mantendo um sistema muito mais estável e com menos chances de bugs.  

Por conta disso, o Fedora Silverblue se torna uma ótima opção para manter apps em containers e desenvolver softwares baseados em containers, mantendo-os separados do sistema operacional, aumentando a confiabilidade do sistema.  

Outra vantagem é no processo de atualização do sistema, que torna o procedimento bem mais rápido e basta apenas uma reinicialização para utilizar a nova versão, além de ser possível voltar para a versão anterior sem problemas. Para isso, o sistema utiliza o rpm-ostree, que é um híbrido do projeto Ostree com o gerenciador de pacotes RPM.   

O Ostree é um projeto que utiliza um modelo parecido do git para atualizar sistemas, permitindo que não haja corrupção, já que se o processo de atualização falhar, ele simplesmente não irá realizar a atualização no sistema operacional.  

Para a instalação de programas, existem duas maneiras recomendadas: Flatpak e Toolbox. Já falamos várias vezes por aqui sobre o Flatpak, ele é um formato de empacotamento de software em que o aplicativo roda através de uma sandbox, mantendo-o isolado do resto do sistema.  

Já a toolbox é uma ferramenta do Fedora Silverblue para criar containers e instalar aplicativos e ferramentas dentro dele, ideal para desenvolvedores. Uma das vantagens da toolbox é a possibilidade de experimentar o que quiser, e caso algo dê errado, é possível simplesmente deletar a toolbox sem afetar nada no sistema principal.  

Você já conhecia o Fedora Silverblue? O que achou deste conceito? Deixe nos comentários!  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

You May Also Like
IBM oferece o novo LinuxONE III com Ubuntu
Continue lendo

IBM oferece o novo LinuxONE III com Ubuntu

A IBM promete inovar o mercado empresarial com o LinuxONE III, uma solução aberta, segura, flexível e resiliente. Unindo o melhor dos dois mundos: a nuvem e a privacidade, assegurando os dados de seus clientes.
Novidades nos testes do kernel Linux
Continue lendo

Novidades nos testes do kernel Linux

Em recente reunião do Linux Kernel Plumbers, que ocorreu em Lisboa, Portugal, o tópico “automação de testes para o kernel Linux” foi discutido. Os principais desenvolvedores do Linux uniram-se com o objetivo de empregar esforços em uma estrutura de testes sólidos: o KernelCI. Agora na Open Source Summit Europe, em Lyon, França, o KernelCI passa a ser um projeto da The Linux Foundation e receberá os investimentos e recursos necessários.