TecnologiaGNOMESistemas operacionaisTutoriais

Como acessar o modo root do Nautilus e Nemo sem utilizar o terminal

Em alguns casos, precisamos utilizar o gerenciador de arquivos em modo de root, para alterar algum arquivo de configuração que possui um bloqueio de segurança. A maneira mais conhecida para realizar este procedimento no Gnome é através do comando “sudo nautilus”, porém existe uma maneira gráfica mais prática para realizar este procedimento.      

Primeiramente, devo deixar algo bem claro: este é um procedimento perigoso, e não deve ser realizado de maneira alguma caso você não tenha pleno conhecimento do que estiver alterando. No caso de modificação de algum arquivo errado, é possível quebrar completamente o sistema, então tome muito cuidado.  

Dito isso, vamos ao procedimento:  

atalho-nautilus

Tanto no Nautilus quanto no Nemo, é possível navegar por pastas utilizando o atalho Ctrl+L, que permite digitar o comando das pastas manualmente. Caso seja necessário acessar alguma pasta em modo de root, basta adicionar o seguinte comando antes do caminho:  

admin:/

Com isso, o gerenciador de arquivos pedirá pela senha de root, basta digitá-la e pressionar Ok.   

insira-senha

Pronto, você terá acesso ao modo root sem a necessidade de fechar o gerenciador e abri-lo novamente através do terminal.  

nautilus-administrador

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!