GamesAMDNotícias

Versão 19.3 do Mesa Driver é lançada com o ACO da Valve, e muitas outras novidades

Recentemente foi lançada a versão 19.3 do Mesa Driver, contando com um número massivo de correções de bugs, mudanças e novas funcionalidades. Confira agora os principais destaques desta nova versão.      

O Mesa Driver é responsável por fazer a comunicação entre as GPUs e APUs Intel e AMD com as APIs gráficas OpenGL e Vulkan. Caso você não esteja familiarizado com os diferentes drivers de vídeo disponíveis para Linux, este artigo sobre os Drivers AMD é certamente um bom lugar para começar a aprender sobre isso.  

Um número extremamente grande de novidades estão presentes na nova versão do Mesa Driver, e entre essas novidades também estão presentes muitas correções para grandes jogos, rodando de forma nativa ou via Wine/DXVK/Proton. Confira abaixo os destaques:  

  • Corrigido o bug que fazia com que o jogo Dead Rising 4 apresentasse instabilidades em momentos aleatórios durante a gameplay;
  • Resolvido o problema que ocasionava em uma renderização bugada dos cabelos no jogo Star Wars: Jedi Fallen Order;
  • Sombras escuras apareciam aleatoriamente no rosto do personagem Talion, no jogo Middle Earth: Shadow of Mordor;
  • Corrigido o problema que fazia com que as sombras “flickassem” nos jogos Tropico 6 e SuperTuxKart;
  • Melhorada a performance do jogo Heroes of the Storm, que havia sofrido uma queda com o Mesa 19.1.1 em GPUs Polaris;
  • Corrigidos “glitches” gráficos ao utilizar o driver RADV na versão em Vulkan do jogo Middle Earth: Shadow of Mordor;
  • Em alguns casos o chão aparecia sem textura/preto no jogo Dirt 4;
  • O minimapa não aparece mais de forma “bugada” no jogo Nier: Automata.  

Além do que foi citado acima, um dos principais destaques desta nova versão do Mesa Driver é a presença do Mesa ACO, um compilador de shaders desenvolvido pela Valve, sobre o qual já falamos neste artigo.  

Outro destaque importante é que agora os usuários da versão 19.3 poderão utilizar o Vulkan Overlay Layer de forma “out of the box”, já que o mesmo também é uma das novas implementações da nova versão. O Vulkan Overlay Layer é um software que permite aos usuários, através de um HUD, fazer o monitoramento do seu hardware durante jogos e outras aplicações em tela cheia que façam uso da API Vulkan.  

mesa-vulkan-overlay
Mesa Vulkan Overlay

Caso você esteja ouvindo falar do Vulkan Overlay Layer pela primeira vez, queira saber mais sobre ele, e também sobre outras formas de monitoramento de hardware em jogos no Linux, confira esse artigo que fizemos sobre o assunto.  

O post original citando todas as implementações presentes na versão 19.3 do Mesa Driver pode ser encontrado aqui.  

Nos próximos dias publicaremos um artigo sobre como instalar as versões mais novas do Mesa Driver em várias distribuições, então fique ligado! 😉  

O quê você achou das novidades que estão chegando na versão 19.3 do Mesa? Você já testou o ACO, ou o Vulkan Overlay Layer? Conte-nos nos comentários!  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!   

Isso é tudo pessoal! 😁  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!