Conheça o Figma, uma ferramenta de design e prototipação através do navegador

design e prototipação

Para quem tem vontade de trabalhar com design e prototipação, o Figma é uma ferramenta muito poderosa, utilizada por uma grande parcela do mercado. O melhor de tudo, é que para uso básico é gratuito, e está disponível em sua versão completa diretamente pelo navegador.      

Por rodar todo através do navegador, é possível trabalhar com pessoas em diferentes sistemas operacionais, além da possibilidade de acessar um link diretamente no dispositivo móvel e testar a interface como se fosse um aplicativo nativo.  

O Figma conta com uma lista bem extensa de plugins que adiciona ferramentas muito poderosas na hora de criar o seu design. Um dos exemplos é o Able, que ajuda a deixar o seu design com uma melhor acessibilidade, exibindo o nível de contraste entre as cores selecionadas, e tendo a possibilidade de testar o seu aplicativo para determinados tipos de daltonismo, garantindo que qualquer pessoa possa consumir o seu produto sem nenhuma dificuldade.  

Ele também conta com os principais recursos que os softwares de design possuem, como habilidade de trabalhar com camadas, e algumas ferramentas poderosas como a possibilidade de criar estilos. Por exemplo, caso você crie um estilo com a cor verde, e aplicar este estilo em diversas camadas, é possível alterar a cor apenas do estilo, e será replicado automaticamente em todas as camadas que contam com esta mesma cor.  

Na parte de prototipação, é possível selecionar entre alguns dispositivos e criar interações entre as páginas, deixando o teste ainda mais parecido com um aplicativo nativo, o que facilita a visualização do produto final e agrega um grande valor na hora de apresentar o projeto.  

O Gabriel Silvestri possui um tutorial bem completo, com 50 minutos, apresentando diversas ferramentas da plataforma, e você pode assistir logo abaixo:  

Você já utilizou o Figma? O que acha do serviço?  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
Modo escuro finalmente chega ao Slack
Continue lendo

Modo escuro finalmente chega ao Slack

Modo noturno, modo escuro, dark mode... chame como você quiser, mas é um fato que as variações escuras de aplicativos e sites se tornaram muito populares, especialmente nos últimos anos. Agora, após uma longa espera, chegou a vez do Slack lançar o modo escuro para as suas versões de navegador e desktop no Linux, Windows e MacOS.