App do Gmail no Android e iOS agora suporta a tecnologia AMP

App do Gmail no Android e iOS agora suporta a tecnologia AMP

Aplicativo do Gmail para Android e iOS, agora possui a funcionalidade AMP, que permite aos usuários interagirem com e-mails que façam uso da tecnologia, sem a necessidade de abrir um navegador externo.    

O AMP (Accelerated Mobile Pages) é uma tecnologia open source, desenvolvida pelo Google, com o objetivo de proporcionar aos usuários a possibilidade de enviarem e receberem e-mails com um conteúdo mais completo e interativo. Com esta tecnologia, em termos leigos, os e-mails são “transformados” em “páginas de sites” dentro do próprio e-mail.  

A imagem abaixo lhe dará uma melhor noção sobre o funcionamento do AMP.  

tecnologia-amp-em-funcionamento

O AMP já está implementado na versão web do Gmail desde a primeira metade de junho deste ano (2019), porém, apenas agora a funcionalidade estará disponível no aplicativo do Gmail para Android e iOS.  

Um dos pontos positivos do AMP é que o conteúdo dos e-mails pode, de uma certa forma, ser mantido atualizado por quem o enviou. Suponhamos que você tenha recebido um e-mail de uma loja qualquer, e-mail este que faz uso do AMP. Os valores e imagens dos produtos presentes neste e-mail, se manterão sempre atualizados de acordo com a fonte, de modo que você não correrá o risco de acabar se enganando pelo valor desatualizado de alguma promoção cujo prazo já expirou.  

Apesar de ter sido criado pelo Google, o AMP não é uma exclusividade da mesma. A Microsoft é um exemplo de outras empresas que já implementaram a funcionalidade nos seus serviços de e-mail.  

Embora este seja um recurso bastante interessante, a taxa de adoção do AMP por parte de empresas, principalmente e-comerciantes, tem se mostrado relativamente baixa. Vendo isso, o Google passou a fazer parcerias com várias empresas como por exemplo: Booking.com, Despegar, Doodle, Ecwid, Freshworks, Nexxt, OYO Rooms e Pinterest, oferecendo suporte para que tais empresas consigam implementar a nova funcionalidade, e tirar o melhor proveito possível da mesma.  

Você já conhecia o AMP? Você acha que a funcionalidade é realmente útil, ou apenas mais uma coisa para “poluir” a sua caixa de e-mails? Diga-nos a sua opinião nos comentários! 😁  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!   

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
Huawei começa a vender computadores com Deepin
Continue lendo

Huawei começa a vender computadores com Deepin

A situação entre os EUA e a Huawei não é a das melhores, ocasionando até na aceleração do desenvolvimento de sua possível alternativa ao Android, o misterioso HarmonyOS. Recentemente cogitei a possibilidade da empresa vender seus computadores com a distribuição Linux chinesa Deepin. E não é que acertei?
Emulador de Nintendo Wii U no Linux
Continue lendo

Emulador de Nintendo Wii U no Linux

O Nintendo Wii U não foi um super campeão de vendas da Nintendo, não caindo nas graças do povão. No entanto, a plataforma possui jogos incríveis, e você dono de um Wii U sabe muito bem de quais games estou falando (😋️😋️😋️). Se por algum motivo você quer se divertir jogando os títulos de Wii U em seu computador, especificamente no Linux, eis como proceder.