AndroidNotícias

Google anuncia seu novo app de gravação, com IA e muito mais

O evento Made by Google, foi recheado de novos recursos, aparelhos, apps Android, notebooks e muito mais. Curioso com tudo o que foi abordado este ano no evento do Google? Acesse a postagem que detalhamos os pormenores e demais novidades.    

Entre todas as novidades que surgiram no Made by Google de 2019, uma me chamou bastante atenção. Pode parecer até algo simples, porém gravar anotações e depois transcrevê-las não é uma tarefa tão agradável e rápida de se fazer.  

No mês de março deste ano, anunciamos um recurso novo que estava chegando ao Android. Naquele período, o Google estava implementando a transcrição de voz em tempo real no robozinho verde.  

Parece que o projeto evoluiu de tal forma, que recebeu funcionalidades interessantíssimas. Junto aos seus novos aparelhos da linha Pixel (Google Pixel 4 e Pixel 4XL), o Google acaba de lançar um novo gravador. Não pense que o Google Recorder é apenas mais do mesmo, o app consegue transcrever em tempo real o que é gravado, e através de uma inteligência artificial (IA) torna o processo bem eficaz.  

Além de gravar e transcrever o áudio, com o auxílio de um novo modelo de processamento de linguagem, o Recorder não necessita de conexão com a internet para cumprir tais tarefas. Limitar-se ao uso da internet para acessar esses recursos, não seria o único incômodo, pois se o processamento não fosse offline, os dados teriam que trafegar por algum servidor da empresa. Para muitos, essa característica é super importante.  

Contudo, o que me surpreendeu, foi sua capacidade de localizar frases específicas dentro dessa transcrição, e seu grau altíssimo de assertividade. Com sua pesquisa avançada, sons, palavras ou frases podem ser pesquisados em uma gravação. Durante a apresentação, Sabrina Ellis, vice-presidente de gerenciamento de produtos, fez uma demonstração ao vivo da aplicação. Não sabemos se em um cenário real, com ruído de fundo, o aplicativo será tão feliz em sua abordagem e irá identificar corretamente cada palavra, pausas e acentuações.   

google-recorder-android-app-gravador-ai-transcrever-áudio-som,song

O Google Recorder atualmente suporta apenas o inglês, mas existem planos para outros idiomas. No entanto, o mesmo é exclusivo para os novos aparelhos da empresa e nada foi revelado se no futuro estaria na Play Store. Sendo assim, nos resta esperar e ver se a novidade será disponibilizada para download aos demais usuários da plataforma Android.  

Gostou do Google Recorder? Confesso que seria uma “mão na roda” e utilizaria frequentemente o software. Atualmente todas as soluções que tentei não me entregaram um resultado realmente satisfatório.  

Faça parte de nosso fórum Diolinux Plus, e fique por dentro das novidades, SISTEMATICAMENTE! 😎  

Fonte: TuttoAndroid.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!