Sistemas operacionaisNotícias

Microsoft trará suporte para exFAT diretamente no Kernel Linux

A Microsoft se tornou um pouquinho mais Open Source  nesta semana, mais um “passinho” da direção de um mundo de tecnologia aberta, onde liberou o seu sistema de arquivos exFAT como software livre através da licença GPLv2.  

O exFAT foi lançado ainda em 2006 e teve grande adoção na indústria, sendo encontrando como sistema de arquivos padrão de cartões de memória e vários dispositivos embarcados, tornando-se multiplataforma, com suporte para o macOS.  

Apesar do formato até então ser proprietário, usuários Linux e BSD nunca tiveram problemas com ele, graças ao projeto FUSE, que fez uma implementação Open Source dele (FUSE-exfat) que permite leitura, escrita e manuseio do sistema de arquivos.  

Lembro-me, inclusive, que o exFAT foi a solução para usar um HD Externo que utilizei em conjunto com o meu Mac, quando precisei passar arquivos do Linux para ele e para o Windows também, onde o exFAT acabou sendo um sistema de arquivos acessível entre todos:  

Apesar do Linux ter suporte para o exFAT, na verdade, esse suporte vinha através de um projeto paralelo, criado para compatibilização, e não devido ao suporto do exFAT propriamente dito, que, por conta de licenças proprietárias, não poderia vir habilitado diretamente no Kernel Linux, pelo menos até agora.  

John Gossman, engenheiro da Microsoft, postou no blog sobre Open Source da Microsoft o anúncio da novidade comentando que “A Microsoft está suportando a adição da tecnologia exFAT ao Kernel Linux… e pela primeira vez, o Kernel Linux poderá suportar o sistema de arquivos de forma oficial“.  

Junto com o anúncio, a Microsoft fez a declaração das especificações técnicas para o exFAT, o que permite que agora a comunidade possa ajustar o file system para outras necessidades e projetos, caso deseje.  

Será que veremos o NTFS seguir o mesmo caminho no futuro? Deixe a sua opinião nos comentários.  

Participe também da nossa comunidade Diolinux Plus.  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!