AplicativosAndroid

Facebook paga prêmio alto para descobrir apps invasivos

Em tempos que a privacidade é discutida com mais afinco, uma das empresas que mais recebe críticas por isso, o Facebook, tentando amenizar a “sua barra” com um programa para “caçar” apps que abusam dos dados dos usuários.    

Em 2018, o Facebook anunciou um programa de recompensas (Data Bounty Program), logo após o escândalo Cambridge Analytica, onde 87 milhões de pessoas tiveram os seus dados da rede social vazados, após fazerem um teste de personalidade na rede. Só no ano de 2018, o Facebook já pagou mais de US$1,1 milhão.  

As recompensas vão ser pagas para pesquisadores da área de segurança, que apontarem falhas ou abusos de aplicativos de terceiros em relação aos dados dos usuários ou que tentam ludibriar às regras da rede social, como para obter curtidas, comentários e seguidores de forma artificial.  

O Facebook também estuda junto com uma gama de pesquisadores da área de segurança, em como testar o sistema de Checkout no Instagram, método esse que permitiria que às pessoas pudessem comprar sem precisar sair do aplicativo. Por isso que estão expandindo o programa de “Caça ao Abuso de Dados”, para combater possíveis fraudes e afins.  

Não há valores pré-determinados, tanto máximo quanto mínimo pelas recompensas, mas o Facebook já pagou US$40mil para casos de abusos considerados de alto impacto.  

Para às denúncias serem elegíveis, os aplicativos analisados precisam cumprir alguns critérios, como:   

  • Ter mais de 10 mil usuários;  
  • Não estarem em investigação pelo Facebook ou que sejam do conhecimento da rede;  
  • Que pedem o login (usuário e senha) e o armazenamento dos dados do usuário.  

O chefe de engenharia do Instagram, Nam Nguyen, fez uma declaração sobre essa nova diretriz:  

“Colocar as pessoas em primeiro lugar é um dos valores mais importantes do Instagram, e manter o nosso serviço seguro é uma parte essencial do trabalho que fazemos para servir a nossa comunidade. A expansão e a construção do programa de recompensas para bugs do Facebook é um desenvolvimento importante em esforços contínuos para a segurança, e somos gratos a toda a comunidade de segurança por tudo o que fazem para ajudar a manter às nossas plataformas mais seguras.”  

Se você viu algum caso de abuso por parte de algum aplicativo no Facebook, você pode fazer a denúncia através desta página.

Informações obtidas pelo portal de noticias de tecnologia Engadget.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Aplicativos

    Proton Mail ganha aplicativo para desktop focado em privacidade

    Aplicativos

    KeePassXC 2.7.7 suporta Passkeys e importa senhas de outros gerenciadores

    Aplicativos

    ONLYOFFICE Docs 8.0: Novos Recursos para Formulários PDF, RTL e Gráficos em Planilhas