O poderoso DaVinci Resolve chega para Linux na versão 16 com várias melhorias!

DaVinci Resolve chega para Linux na versão 16

O poderoso editor de vídeos, software de correção de cores, pós-produção e tratamento de áudio da Blackmagic Design, o DaVinci Resolve, finalmente chega na versão 16 estável, depois de vários meses de testes com a versão Beta.  

Eu venho utilizando o DaVinci Resolve para editar os vídeos do canal Diolinux no YouTube desde Fevereiro deste ano, aproximadamente, e percebo que consigo, com ele, entregar melhores resultados, e de forma mais eficiente para vocês. A melhor parte é que a versão grátis dele, ainda que não seja open source, consegue ser muito completa e eficiente para produtores de conteúdo profissional.  

Destaques da versão 16 do DaVinci Resolve

A nova versão do DaVinci Resolve insere uma nova “Neural Engine”, que utiliza redes neurais e tecnologias de “machine learning” para certas funções e efeitos, como reconhecimento de faces para tracking em composições, criação de efeitos de sincronização, super-escala e até mesmo, correção automática de cores.  

Em se tratando de edição de áudio com o Fairlight, a configuração da forma com que as ondas sonoras aparecem foi aprimorada, para facilitar a sincronia com o vídeo, temos suporte para som tridimensional, processamento de voz, e vários outros detalhes menores, que visam agilizar a produção de conteúdo.  

Novas ferramentas foram adicionadas para editar “key frames” para efeitos de vídeo ResolveFX, nas páginas de edição e de coloração. Algo nova da versão, é uma aba voltada para edição de vídeo em alta velocidade, ideal para quem produz vídeos para redes sociais diariamente.  

Houve otimização na renderização de material no Fusion, o compositor do DaVinci Resolve, concorrente ao After Effects, e também à renderização de vídeo padrão, que já era excelente na versão 15.   Confira de forma detalhada todas as novidades:  

Para baixar a nova versão, basta acessar o site da Blackmagic e fazer o download.  

Se precisar de ajuda para instalar o Resolve no Linux, confira o nosso artigo especial sobre o assunto aqui.  

Dúvidas sobre o DaVinci Resolve? Participe do nosso fórum. 🙂  

Até a próxima!  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
elementary OS Juno já tem muitas novidades!
Continue lendo

elementary OS Juno já tem muitas novidades!

Dentre as distros voltadas para Desktop, o elementary OS é uma das que eu mais admiro. O sistema que antes parecia apenas um "rostinho bonito", acabou criando toda uma filosofia de trabalho e é hoje uma bela plataforma para desenvolvedores Open Source.