KDENotíciasSistemas operacionaisUbuntu

KDE 5.16 lançado! Veja como instalar em seu Kubuntu/Ubuntu

Recentemente anunciamos o lançamento da versão beta do KDE Plasma 5.16, com diversas melhorias e refinamentos. Seu sistema de notificações foi totalmente reformulado, houve mudanças na tela de login/logout, melhor suporte ao Wayland e muito mais. Hoje, 11 de Junho, foi lançado definitivamente o Plasma 5.16 e você já pode instalar a nova versão em seu Kubuntu.

Em primeiro lugar, deixamos claro que esse procedimento tem que ser feito com cuidado e siga sempre a “máxima”: backup nunca é demais. Pois, bem! Faça o backup de seus arquivos, caso tudo não saia como o planejado. Outra ressalva é que este tutorial não tem como foco abranger outras versões que não sejam a do Kubuntu/Ubuntu 19.04 (Disco Dingo), se possuir uma versão inferior e tentar, já fica avisado que “vai dar ruim” (😵😵😵).

Instalando o novo KDE Plasma 5.16 e suas aplicações no Kubuntu/Ubuntu 19.04

Através de sua conta do Twitter, a equipe do Kubuntu anunciou que a nova versão 5.16 do KDE já está presente em seu PPA Backports. Sua instalação é fácil, mas como já citado anteriormente, tenha os backups de seus arquivos, caso algo saia errado.

Adicione primeiramente o repositório PPA Backports da equipe do Kubuntu:

sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports

Atualize o seu sistema:

sudo apt update && sudo apt full-upgrade

Após o procedimento, reinicie o sistema e utilize a nova versão do KDE Plasma.

Para usuários que querem instalar o KDE Plasma junto a outra interface, no caso do Ubuntu em sua versão principal ou em outra flavour, a instalação do meta pacote do KDE pode ser uma opção.

sudo apt-get install kubuntu-desktop

Depois adicione o PPA e atualize o sistema, conforme os dois comandos acima. Particularmente não gosto de adicionar mais de uma interface no sistema. Acho meio carregado, e as vezes, processos de ambas as interfaces iniciam juntos. Sendo bem chato ficar configurando processo por processo. Entretanto, fique a vontade e proceda como desejar. Em casos de possuir mais de uma interface gráfica, a escolha da mesma será durante a tela de login.

Para remover o KDE Plasma, instalado via o PPA Backports do Kubuntu, proceda assim:

sudo apt install ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:kubuntu-ppa/backports

Reinicie o sistema após finalizar a desinstalação.

Essa forma pode ser utilizada para quem não quer instalar o KDE Neon e mesmo assim tirar proveito de versões mais atualizadas do Plasma e suas aplicações.

Usa KDE Plasma? Sem dúvidas é uma das interfaces mais voláteis e customizáveis do mundo do pinguim. Participe de nosso forúm Diolinux Plus, existem vários amantes do KDE, você poderá tirar todas suas dúvidas sobre esse ecossistema.

Até o próximo post, SISTEMATICAMENTE! 😎

Fonte: Kubuntu.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!