ShortWave é o seu novo aplicativo de rádio para Linux

ShortWave é o seu novo aplicativo de rádio para Linux

Muitos gostam de ouvir a sua rádio favorita via web, sendo via navegador ou algum aplicativo, e no Linux tínhamos o Gradio, que era bem famoso por ter uma interface simples e de fácil manuseio, porém, ele acabou sendo descontinuado, para que esse bravo guerreiro possa descansar em paz, surgiu o Shortwave.

Felix Häcker é o responsável pela criação do Gradio, que começou como um pequeno projeto pessoal para que ele pudesse ouvir as rádios online, com o tempo e o sucesso ele se tornou um dos apps mais baixados do Flathub, isso apenas depois de 3 anos do lançamento do app.

Como ele relata no seu blog, a linguagem que ele estava utilizando estava ficando “chata” e sem desafios, a linguagem era a Vala. Ele estava procurando novos desafios, aí começou o projeto Fragments, aplicativo para torrents escrito em Vala com o GTK3 como back-end, que teve apoio do designer do GNOME,  Tobias Bernard, para assim dar uma “cara nova” ao projeto, como podemos ver na imagem abaixo.

No meio deste projeto ele conheceu a linguagem Rust, porém, observando que a curva de aprendizado no Rust era muito acentuada para ele, decidiu procurar por algum projeto que já usava ele e ver como era, assim “trombou” com o GNOME Podcast, ficando maravilhado com o projeto e “caindo de cabeça” nele, pouco tempo depois, o desenvolvedor já estava colaborando ativamente com o novo projeto.

Vendo isso, ele esperava reescrever o Gradio do zero utilizando o Rust como base e assim também aproveitando para dar um nome mais apropriado, pois segundo Felix, a grafia atual ninguém acertava. Depois de muito debater com as pessoas do GNOME Podcasts, chegaram no nome “Shortwave” (ondas curtas na tradução), Felix ainda comentou que não vai mais atualizar o Gradio com correções ou novas funcionalidades, mas tranquiliza os usuários do software dizendo que o Shortwave vai ter todas as funcionalidades do Gradio e mais. O código fonte do Gradio está disponível em gradio-old.

O Shortwave ainda está em desenvolvimento e está hospedado no “World of GNOME” no GitLab, onde você pode acompanhar o progresso dele. Para maiores detalhes você pode acessar o blog do Felix.

Espero você no próximo post, forte abraço. 

Talvez Você Também Goste