Conheça o Museu Nacional através do Google Arts & Culture

Conheça o Museu Nacional através do Google Arts & Culture

No dia 2 de Setembro de 2018 o Museu Nacional foi palco de uma terrível tragédia, um incêndio descomunal que destruiu maior parte do seu acervo de 20 milhões de itens.

Tais relíquias não podem ser recuperadas, sendo de grande importância o registro para gerações futuras que não terão como apreciar e aprender parte de sua história.

Em uma parceria entre o Ministério da Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Google, foi disponibilizado através do Google Arts & Culture um tour e 8 exposições virtuais de 164 imagens de peças destruídas pelo incêndio.

Capturadas em 2017 pelo Google, diversas obras estão registradas na plataforma Museum View, possibilitando um tour virtual pelas imagens em 360 graus, e com gadgets como Google Cardbord a imersão se torna maior. 

Destaques perdidos no incêndio, que estão presentes virtualmente 

Infelizmente diversas obras foram tragadas pelas chamas no dia 2 de Setembro de 2018, curiosamente, 3 meses depois do aniversário do Museu Nacional. É triste ver o descaso com a cultura brasileira e os baixos investimentos, mas com essa iniciativa pessoas que não tiveram a oportunidade de ver as peças quando existiam, podem deslumbrar e aprender um pouco com essa história perdida. Alguns destaques são:

  • Luzia, o esqueleto humano mais antigo das Américas, com aproximadamente 11.500 anos de idade.
  • Meteorito do Bendegó, descoberto em 1784 por um menino, um dos maiores meteoritos do mundo.
  • Caixão de Sha-amun-en-su, presente de Quediva Ismail à Dom Pedro II em 1876.
  • Vaso Marajoara da sociedade pré-colombiana.
  • Máscaras indígenas do povo Awetí, Waurá e Mehináku.

Você pode acessar o site do Google Arts & Culture e ver os destaques do Museu Nacional, caso queira fazer o tour e aprender sobre a história do Brasil e de preciosas relíquias, basta acessar este link e passear pelas galerias do museu.

Gostou da possibilidade de ver tais obras? Confesso que não tive a oportunidade de visitar o Museu Nacional, e com essa maneira digital descobri coisas que nem tinha noção que existiam no Brasil. É lamentável saber que parte de nossa história foi destruída, que possamos ser mais ativos e não deixar nossa história ser perdida por descaso das autoridades.

Te espero no próximo post, aqui no blog Diolinux, SISTEMATICAMENTE! 😎

Talvez Você Também Goste
As melhores ofertas da Banggood para você!
Continue lendo

As melhores ofertas da Banggood para você!

Temos o prazer de apresentar uma nova parceria do blog Diolinux, a Banggood, uma loja onde você pode encontrar uma infinidade de eletrônicos e utilitários com um preço muito em conta. Irimos lhe apresentar uma série de produtos com um bom desconto e obverse que alguns deles ainda tem cupons para baixar ainda mais o preço.