Como instalar o leitor de pdf OKULAR no Ubuntu e Linux Mint

Como instalar o leitor de pdf OKULAR no Ubuntu e Linux Mint

Hoje em dia é primordial ter um leitor de pdf sempre a disposição, se vier junto ao sistema, melhor ainda. Muitas distros já vem com algum leitor instalado (como Evince ou o Xreader) e se você não quiser instalar nenhum, ainda pode usar o Google Chrome para isso. Mas hoje vamos mostrar como instalar o OKULAR, o leitor de pdf do projeto KDE.

Okular é um leitor de documentos de formatos abertos (PDF) do projeto KDE e você pode instalá-lo em qualquer distro Linux.

Com o Okular você pode fazer marcações, anotações simples, notas simples entre outras coisas com a função “Revisão”. Abaixo um pdf com os recursos da opção “Revisão”

Ele também lê, além do PDF, Postscript, DjVu, CHM, XPS, ePub entre outros.

Como instalar o Okular?

Para instalar o Okular, você pode ir na sua loja de aplicativos e procurar por “Okular” e fazer a instalação, coisa bem simples. Mas às versões que estão nos repositórios estão desatualizados, conforme o site do Okular, no Ubuntu 18.04 está na versão 17.12.3, no Ubuntu 18.10 na versão 18.04.3, já no Mint está na versão 4:17.12.3 (ou versão 17.12.3).

Isso não é empecilho de usar o aplicativo, mas se você quiser usar a versão mais nova, tanto no Ubuntu quando no Mint terá que ser via snap que está na última versão.

Se você não sabe como instalar e como funciona, fizemos um post especial falando sobre, confira.

Para instalar ele via snap, basta rodar o seguinte comando no terminal.

sudo snap install okular 

Feito isso, é só procurar pelo Okular no Menu Iniciar do Mint ou na Dash do Ubuntu.

Ter variedades sempre é bom, ainda mais para manipulação de PDF. Se você quiser um aplicativo para manipulação completa, recomendamos o Master PDF.

Espero você até o próximo post, forte abraço.

Talvez Você Também Goste
Top 10 Melhores Jogos no Steam para Linux
Continue lendo

Top 10 Melhores Jogos no Steam para Linux

Eu acho que nem precisaria avisar que uma lista como esta possui informações baseadas em opinião pessoal, mas mesmo assim vamos fazer esse contrato de acordo informal, de forma que você pode se sentir à vontade para adicionar outros títulos que você goste através dos comentários. Mesmo assim, temos aqui ótimas indicações para quem gosta de jogar no Linux, selecionando games de estilos e categorias diferentes para você se divertir no "sistema do pinguim", vamos lá?