Notícias

Anatel analisa possibilidade de limite em franquias de Internet novamente

No primeiro semestre de 2016 os internautas se revoltaram com a possibilidade de uma internet com limite de acesso. Tal prática é comum em conexões móveis (3G/4G) aqui no Brasil, e empresas gostariam que a regra fosse válida para internet banda larga.

O limite de franquia é algo comum em outros países, mas olhando para o Brasil, vemos que a realidade é bem diferente. Com infraestrutura moderna e preços atrativos, países que possuem o limite no tráfego de dados na banda larga, contam com preços acessíveis, maior velocidade de download e upload e várias opções de provedoras de internet. 

Um assunto delicado

A Claro Brasil solicitou à Anatel, órgão responsável por regulamentar os assuntos referentes às telecomunicações do país, que reavaliasse a possibilidade de limite em franquias de internet fixa

O grupo responsável pela Claro Brasil, NET e Embratel, alega que tal medida seria necessária para evitar os os altos custos financeiros. A infraestrutura, segundo eles, está sobrecarregada, e para melhor prestação de serviços aos clientes a medida seria necessária.

Um dos maiores problemas das limitações impostas pelo governo em relação a concorrência, em um mercado mais livre, uma empresa incapaz de atender o público perde clientes, vai a falência, mas num modelo cartelizado assim, é mais fácil mudar as regras do jogo para não ser preciso gastar em infraestrutura e continuar lucrando (muito) mesmo sem oferecer um serviço melhor.

02 anatel

“Com tais mudanças na regulamentação, a comercialização da banda larga fixa permitiria que empresas atuassem com maior liberdade, fomentando a concorrência e melhora dos serviços”, alega a Claro Brasil.

Em 2016 a Anatel prometeu analisar o assunto até o final do ano de 2019 e emitir o parecer se as regras seriam adaptadas ou não.

E você o que acha deste assunto? A possibilidade de franquias na internet fixa, seria um meio para modernizar a infraestrutura das provedoras de banda larga no Brasil? Ou acredita que a situação pioraria para o lado do consumidor, sem investimento na internet brasileira?

Deixe nos comentários seu ponto de vista, mas seja educado. Por ser um assunto delicado, visões totalmente opostas podem aparecer e aprender com a opinião e argumentos diferentes é um ótimo exercício mental.

Te espero no próximo post aqui no blog Diolinux, até lá compartilhe as postagens, SISTEMATICAMENTE!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!