Steam já tem mais de 1 milhão de jogadores no Linux

Steam já tem mais de 1 milhão de jogadores no Linux

No começo do mês a Steam lançou o seu relatório mensal de quais sistemas operacionais, hardwares, softwares os seus usuários estão usando, isso acabou mostrando dados interessantes, como a subida dos usuários Linux e a queda de quem usa Windows dentro da Steam.

No caso do sistema da Microsoft (juntando desde o Windows XP até o Windows 10) houve uma queda de 0.17% no geral, tendo uma queda mais significativa no Windows 10 64 bits (-0.45%) e um crescimento no uso do Windows 7 64 bits (+0.84%). Mas mantendo ainda o uso da maioria, com 96.29% do mercado.

Já no caso do Linux teve um crescimento de 0.11% no geral, tendo o Ubuntu 18.04 LTS como a versão mais usada dentro do segmento, com 0.23%. E assim subindo para 0.78% do total dos usuários gamers, em um universo de aproximadamente 150 milhões usuários da Steam.

Usando esses dados, o Youtuber norte-americano Gardner do canal “The Linux Gamer”, fez um vídeo em seu canal mensurando o quanto esses números são expressivos e que muita gente não se atenta. Outro site que mencionou sobre isso, foi o pessoal do “Gaming on Linux”, fazendo o cálculo dessa aproximação de 150 milhões de usuários na Steam, usando como base o valor divulgado por ela no começo do ano ( que era em torno de 120 milhões de usuários), usando a proporção aritmética pra isso.

Tendo isso como base, o cálculo dele foi pegar o número total de usuário aproximados de usuários da Steam (150) e multiplicar por 0.78 e assim chegando no montante de 1 milhão e 780 mil usuários na Steam usam Linux.

Como ele mesmo fala no vídeo, esse número não é para ser desprezado (e nem exato) e é uma parcela muito grande de usuários que às desenvolvedoras deveriam dar mais atenção (Concordo com isso.).

Para quem quiser ver o vídeo completo dele, está logo abaixo.

Muito legal ver esse crescimento e ver que o Linux em desktop vem tomando “corpo” nos últimos meses e assim chamando a atenção, lembre-se, foi uma mudança desse tamanho em poucas semanas, depois do anúncio do projeto Proton da Valve, que visa compatibilizar a biblioteca de jogos da Steam que apenas rodavam no Windows com o Linux, sendo que cerca de 80% dos títulos já estão “jogáveis”.

O ano de 2018 está sendo muito bom para quem quer jogar no desktop Linux, com o surgimento do DXVK, aprimoramento do WINE e o recente investimento da Valve no projeto Proton, e muito mais.

Espero você na próxima, um forte abraço.

Talvez Você Também Goste
Como usar os pacotes Snap
Continue lendo

Como usar os pacotes Snap do Ubuntu em outras distribuições Linux

Eu vejo nos pacotes Snap do Ubuntu uma grande possibilidade para uma mudança de paradigma na forma de distribuição de software para Linux e uma das coisas importantes neste sentido é a compatibilidade com outras distros, assim como os pacotes FlatPak, veja agora como usar os Snaps em outras distros que não sejam o Ubuntu.