GamesSistemas operacionais

Steam já tem mais de 1 milhão de jogadores no Linux

No começo do mês a Steam lançou o seu relatório mensal de quais sistemas operacionais, hardwares, softwares os seus usuários estão usando, isso acabou mostrando dados interessantes, como a subida dos usuários Linux e a queda de quem usa Windows dentro da Steam.

No caso do sistema da Microsoft (juntando desde o Windows XP até o Windows 10) houve uma queda de 0.17% no geral, tendo uma queda mais significativa no Windows 10 64 bits (-0.45%) e um crescimento no uso do Windows 7 64 bits (+0.84%). Mas mantendo ainda o uso da maioria, com 96.29% do mercado.

Já no caso do Linux teve um crescimento de 0.11% no geral, tendo o Ubuntu 18.04 LTS como a versão mais usada dentro do segmento, com 0.23%. E assim subindo para 0.78% do total dos usuários gamers, em um universo de aproximadamente 150 milhões usuários da Steam.

Usando esses dados, o Youtuber norte-americano Gardner do canal “The Linux Gamer”, fez um vídeo em seu canal mensurando o quanto esses números são expressivos e que muita gente não se atenta. Outro site que mencionou sobre isso, foi o pessoal do “Gaming on Linux”, fazendo o cálculo dessa aproximação de 150 milhões de usuários na Steam, usando como base o valor divulgado por ela no começo do ano ( que era em torno de 120 milhões de usuários), usando a proporção aritmética pra isso.

Tendo isso como base, o cálculo dele foi pegar o número total de usuário aproximados de usuários da Steam (150) e multiplicar por 0.78 e assim chegando no montante de 1 milhão e 780 mil usuários na Steam usam Linux.

Como ele mesmo fala no vídeo, esse número não é para ser desprezado (e nem exato) e é uma parcela muito grande de usuários que às desenvolvedoras deveriam dar mais atenção (Concordo com isso.).

Para quem quiser ver o vídeo completo dele, está logo abaixo.

Muito legal ver esse crescimento e ver que o Linux em desktop vem tomando “corpo” nos últimos meses e assim chamando a atenção, lembre-se, foi uma mudança desse tamanho em poucas semanas, depois do anúncio do projeto Proton da Valve, que visa compatibilizar a biblioteca de jogos da Steam que apenas rodavam no Windows com o Linux, sendo que cerca de 80% dos títulos já estão “jogáveis”.

O ano de 2018 está sendo muito bom para quem quer jogar no desktop Linux, com o surgimento do DXVK, aprimoramento do WINE e o recente investimento da Valve no projeto Proton, e muito mais.

Espero você na próxima, um forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoSistemas operacionais

    Conheça 7 recursos do novo COSMIC

    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

    VídeoSistemas operacionais

    Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)