Sistemas operacionais

CentOS é a estabilidade que você busca para o seu servidor Linux

As palavras “Linux” e “servidores” geralmente são encontradas juntas. O sistema operacional “do pinguim” se destaca muito neste segmento por sua estabilidade, maleabilidade e gratuidade, e como era de se esperar, existem distros Linux que se destacam mais neste segmento, hoje vamos falar sobre o poderoso CentOS.

A Red Hat é famosa por ser uma empresa bilionária que trabalha com softwares Open Source e um de seus produtos principais, o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é reconhecido internacionalmente pela sua qualidade e robustez, além de trazer, é claro, o suporte por parte da Red Hat, que pode ser contratado.

Mas por que eu estou falando do Red Hat se o assunto é o CentOS? Bom, acontece que o CentOS é basicamente o RHEL, sem o suporte oficial da Red Hat, ou seja, tem todo o poderio que o sistema do “chapéu vermelho” tem, mas sem os encargos, podendo ser encarado como a versão comunitária do mesmo.

Nós preparamos um vídeo muito completo sobre o assunto para que você entenda melhor sobre como o sistema funciona:

O CentOS é comumente utilizado por empresas que buscam estabilidade e um sistema que seja de confiança para os seus projetos, como a HostGator, a nossa parceira, que usa largamente o CentOS em seus servidores de hospedagem, para entregar para seus clientes toda da tranquilidade que eles precisam ao marcar a sua presença online.

O CentOS pode ser baixado gratuitamente em seu site oficial e possui 3 tipos diferentes de ISO, a versão DVD, a versão “Everything” e a versão “Minimal”, a primeira é a versão com interface, mais completa em termos de pacotes, que permite que você use a distro até no seu desktop se quiser, ainda que este não seja o exato foco da mesma, a versão “com tudo dentro” é quase auto-explicativa, e inclui os softwares disponíveis nos repositórios online diretamente na ISO, criando um mirror local para o sistema, já a versão mínima vem sem interface e é ideal para aqueles que querem criar o seu servidor do zero, acrescentando somente os pacotes desejados.

Abaixo você encontra os links de referência para a documentação do CentOS, assim você poderá baixar o sistema para experimentar, além de aprender mais sobre um dos sistemas mais utilizados em servidores.

ꔷ Site: https://www.centos.org/

ꔷ Download: https://www.centos.org/download

ꔷ Notas de lançamento da versão 7: https://wiki.centos.org/Manuals/Relea…

ꔷ Sobre o projeto CentOS: https://www.centos.org/about/

ꔷ FAQs do CentOS: https://wiki.centos.org/FAQ/CentOS7

ꔷ Como contribuir: https://wiki.centos.org/Contribute

ꔷ Documentação: https://www.centos.org/docs/

ꔷ Doc na Red Hat: https://access.redhat.com/documentati…

ꔷ Wiki do CentOS: https://wiki.centos.org/

ꔷ Diferença entre as ISOs do CentOS: https://wiki.centos.org/Download

Muita gente compara o CentOS ao Debian quando o assunto é estabilidade, talvez porque, da mesma forma que o Debian, o CentOS prime por usar pacotes estáveis, mais antigos e derivar da mesma base sólida do já mencionado RHEL.

Você tem experiência usando o CentOS? Conte pra gente através dos comentários o que você pensa sobre a distro, quais os pontos fortes e fracos na sua opinião.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!