Lubuntu vai adotar o Wayland como padrão

Lubuntu vai adotar o Wayland como padrão

O Lubuntu é versão do Ubuntu focada em computadores com hardware de baixo desempenho. Depois de muitos anos “sendo o mesmo”, mudanças grandes podem ser esperadas nas versões futuras, confira:

Juntamente com o “abraço” ao LXQt, os desenvolvedores do Lubuntu pretende abandonar o X.org e passar a usar o Wayland, em um projeto que pode levar ainda alguns anos na transição.

O próprio Ubuntu mesmo já tentou utilizar o Wayland por padrão mas acabou sendo necessário voltar atrás para o lançamento da última versão LTS, por conta de bugs e algumas incompatibilidades.

Segundo informações contidas no blog do Lubuntu, teremos também a adição, muito provavelmente, do instalador “Calamares” no lugar do Ubiquity, tradicional no Ubuntu.

Os desenvolvedores esperam que a transição completa para o Wayland ocorra no Lubuntu 20.10, ou seja, a versão que sai em Outubro de 2020, o objetivo é converter o Openbox para usar o Mir, nem todos sabem, mas Mir e Wayland podem ser utilizados em conjunto.

A mudança para o Wayland, segundo os desenvolvedores do Lubuntu, se deve ao simples fato da evolução da tecnologia, o X.org, apesar de muito estável, é antigo e possui certas limitações que o Wayland pretende eliminar, até aí nenhuma surpresa, de forma geral, essa é a postura de praticamente todas as interfaces do mundo Linux.

Será que a combinação LXQt + Wayland vai dar certo no Lubuntu?

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Extensão da Google oculta comentários tóxicos da internet
Continue lendo

Extensão da Google oculta comentários tóxicos da internet

Na internet é comum vermos os famosos haters, que significa: “um ser mal amado, invejoso, que não tem mais nada de bom para fazer, que persegue e tece comentários tóxicos não agregando em nada” (😓😞😒), digamos que não seja esse o significado literal, mas creio que você entendeu a lógica da coisa, isso se é possível entender uma mente “tão evoluída”.