Hollywood junta-se a Linux Foundation para criar a Academy Software Foundation

No último final de semana o site de entretenimento Variety noticiou algo espetacular para o mundo do open source, relatando a entrada da “Academia de Artes e Ciências Cinematográficas” para a Linux Foundation, com a finalidade de promover o uso de software open source no cinema e além dele.



Nessa junção foi criada a Academy Software Foundation, que vai estar encarregada de promover o open source. 
Os membros fundadores são: Animal Logic, Autodesk, Blue Sky Studios, Cisco, DNEG, DreamWorks, Epic Games, Foundry, Google Cloud, Intel, SideFX, Walt Disney Studios and Weta Digital. A criação da ASF tem o propósito ajudar novos estúdios através de suporte para o uso de software Open Source, além, é claro, de promover a utilização.
A cooperação entre a Academia e a Linux Foundation começou há pouco mais de 2 anos, quando o conselho de Ciência e Tecnologia da Academia começou a investigar quanto o código aberto era utilizado por Hollywood.
Segundo a investigação, mais de 80% de Hollywood usa software de código aberto de forma direta ou indiretamente.
Segundo o diretor executivo da Linux Foundation, Jim Zemlim, esse “movimento” pode ser transformador para Hollywood, ele comentou o seguinte:
“Eu já vi esse filme antes em outras indústrias”, e complementando  que o mesmo movimento aconteceu na indústria automotiva, que obteve grandes benefícios ao trabalharem juntos com os projetos de código aberto. Ele ainda falou que os defensores do código aberto e os estúdios de Hollywood ainda não tinham tido a oportunidade de estarem frente a frente para resolver questões como o gerenciamento de direitos digitais.
Outro diretor que se manifestou foi Andy Maltz, que faz parte do Conselho de Ciência e Tecnologia da Academia, falando que foi a primeira vez que a Academia “empresta” o seu nome para uma entidade que não esteja sob o seu controle e complementou:
“ Este é realmente um grande negócio para nós”.
Maltz ainda explicou que o nome “Academy Software Foundation” foi escolhido para ser inclusivo e também para atrair os desenvolvedores para games e outras formas de mídia.
“Há um mundo inteiro de outras formas de arte” – disse ele.
A Academy Software Foundation terá uma espécie de divulgação pública no Siggraph, onde Bredow falará sobre isso durante seu discurso na Segunda-feira.
Isso é um bom sinal que uma indústria tão forte como Hollywood esteja apostando em software livre.
Conte-nos aí nos comentários o que você dessa junção. =) 
Até uma próxima e forte abraço.

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Talvez Você Também Goste