Como customizar o “history” do Shell no Linux

Como customizar o "history" do Shell no Linux

Vamos dar continuidade na nossa série sobre Shell Script chamada “Não é magia, é shell script!” com uma dica muito legal para quem gosta de usar o comando “history”.

Por padrão o comando “history” exibe somente o número da ordem do comando e o comando utilizado, exemplo:

history
  478  bundle exec jekyll serve
  479  tar Jxvf icons-freebsd.tar.xz
  480  ssh [email protected]
  481  emerge -s thumbnailer
  482  etc-update --automode -5

Para executar um comando do history, bastar usar um ‘sinal de exclamação’ ! e o número do comando, exemplo: !480, o shell irá executar o comando de número correspondente.

Ás vezes você executa um comando e esquece a sintaxe para fazê-lo rodar, logo, você terá de procurar no history. Para facilitar essa “procura”, você pode customizar seu history adicionando, por exemplo, data e hora na execução dos comandos.

Existe uma variável de ambiente que é a HISTTIMEFORMAT , se você adicionar um formato específico pra ela, nesse caso para data e hora, seu history gravará o histórico dos comandos com data e hora.

Por exemplo, copie e cole esse conteúdo no seu terminal e depois rode o comando history, verifique que a saída dos comandos agora possuem data e hora, no entanto, elas estarão todas iguais, pelo fato de você não tê-la possuído anteriormente e está usando somente no tty que você está, tanto é que se você fechar e abrir de novo o terminal as configurações serão perdidas.

Para que esse formato grave a data e hora da execução dos comandos a partir de então, e sem se perder ao fechar o terminal, adicione ela ao seu .bashrc:

echo 'export HISTTIMEFORMAT="%d/%m/%y %T "' >> ~/.bashrc

A partir de então seu histórico de comandos será gravado a data e hora da execução! Saiba mais rodando os comandos:

help history
man 3 strftime

Se você ainda não tem muitos conhecimentos em Shell Script e está procurando uma forma eficaz de aprender do zero? Ou quem sabe você já possui conhecimentos em Shell mas quer evoluir e aprender a criar manuais, processos, games, animações, instaladores e muito mais?

Então não deixe passar a oportunidade de conhecer o “Curso Extremamente Avançado de Shell Script” que oferecemos junto com a galera do Terminal Root, são 3 cursos pelo preço de um, conheça aqui.

Até a próxima e bons estudos!

Talvez Você Também Goste
Live Linux e Open Source
Continue lendo

Live Linux e Open Source – Entrevista ao canal JMS

Vamos bater um papo sobre Linux? Quero convidar você para conferir a gravação de uma live que rolou neste sábado passado, se você estava ligado nas redes sociais aqui do blog deve ter ficado sabendo dela, se não ficou, agora é a sua chance!