Sistemas operacionaisSoftwares

SIGE Lite – Um software ERP completo e grátis para Linux, Windows e macOS

Algo que sempre pediram muito aqui no blog foi para que eu escrevesse sobre algum software bacana para essa finalidade de gerenciamento empresarial e que rodasse também no Linux. Pois bem, acabei de encontrar um incrivelmente fácil de usar e com vários recursos, o Sige Lite.

Dizem que um dos segredos do sucesso de qualquer negócio está na forma com que ele é gerenciado. Nas mãos de alguém que não tem a empresa “na ponta dos dedos” até as maiores franquias do mercado podem definhar.

Nesse “meio campo” é que entram softwares do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) para organizar e planejar as empresas e os negócios, assim, ter sucesso ou não passa a ser uma questão de ter um bom produto e um bom marketing.

sige lite 001 download
Faça o download do aplicativo no site oficial.

Por ser multiplataforma você pode considerar um ambiente misto de empresas com sistemas diferentes e ainda assim poder utilizar a ferramenta sem maiores problemas.

Como baixar o Sige Lite ERP

Acessando o site oficial você pode baixar o aplicativo para o seu computador, no caso do Linux ele é distribuído em AppImage, um formato cada vez mais popular, portátil e que funciona em qualquer distribuição.

Para rodar o aplicativo em AppImage basta ter certeza que ele está com permissões de execução nas propriedades do arquivo e executar dando dois cliques.

sige lite 002 permissoes linux app
Confira se o appImage do Sige Lite está com as permissões corretas.
sige lite 002b iniciar
Tela de carregamento do Sige Lite ERP.

Uma vez instalado você vai poder logar-se com a sua conta ou criar uma conta para usar a ferramenta de forma gratuita.

sige lite 003 criacao de conta
sige lite 005 cadastro empresa
Tela de cadastro da empresa no Sige Lite.

As informações colocadas na hora da criação da conta serão utilizadas como base de informações no ERP, mas como se trata de um software capaz de emitir notas fiscais, é interessante gastar um tempo nas configurações do programa para preenche-lo completamente.

Ao se logar, a primeira tela que você verá é uma Dashboard muito intuitiva, ela lhe dará acesso às informações mais importantes da sua empresa:

sige lite 004 dashboard

Você pode cadastrar pessoas e produtos facilmente, você tem um calendário que pode conter informações sobre lançamentos que precisam ser feitos, faturamento e gastos, tudo isso de uma forma muito visual e fácil de compreender.

Temos aqui algumas imagens de exemplo com alguns dados fictícios para que você possa visualizar melhor o funcionamento da aplicação. Além de ter clareza quanto a contas a receber e a pagar, você também pode cadastrar contas bancárias diversas para destinar valores.

sige lite 006 conta bancaria
Cadastre múltiplas contas bancárias.

Há também o sistema de emissão de nota fiscal de forma simples, completo, grátis e que funciona mesmo sem acesso à internet, ou seja, chega de colocar a culpa “no sistema” por não poder finalizar a venda.

Você tem também um módulo de PDV completo para fazer as operações de venda ao cliente.

sige lite 007 pdv 2
Tela principal do módulo PDV.
sige lite 008 pdv 3
Módulo PDV – finalizar venda.

E como você pode ver, é possível gerenciar os clientes, adicionando informações pertinentes a cobrança, observar vendas, entre outras coisas.

Recursos avançados e outras funcionalidades do Sige Lite

Uma novidade muito interessante que surgiu na última atualização do Sige Lite foi a integração com o sistema de recebimento do Mercado Pago, muito popular dentro do Brasil, criação do Mercado Livre.

O Sige Lite tem essa versão completamente grátis, mas existe uma versão premium por um valor bem em conta, com mensalidades à partir de pouco menos de RS 90,00 que te oferece alguns recursos interessantes. Tudo isso que você viu até agora está na versão grátis, na versão premium você tem acesso ao Sige Cloud, o servidor de sincronização em nuvem da empresa que o desenvolve, garantindo que os seus dados estejam sempre a salvo.

O modo premium também permite acesso a relatórios de cada segmento, podendo ser exportado em PDF ou em planilhas compatíveis com o Microsoft Excel ou com o LibreOffice Calc, além de, é claro, ter suporte por parte da empresa, coisa que a versão grátis não possui.

É bom observar que alguns dos recursos listados aqui estão disponíveis somente na versão paga, mas podem ser extremamente úteis, como:

  • Gestão Financeira;
  • Gestão de Vendas;
  • PDF com Cupom Fiscal Eletrônico;
  • Gestão de Estoque;
  • Gestão de Serviços;
  • Gestão de Compras;
  • Gestão de Fiscal;
  • NF-e de Exportação;
  • Documentos Personalizados;
  • Gestão de Contratos;
  • Gestão de Produção;
  • Gestão de CRM;
  • Relatórios;
  • Central de Integrações;
  • Integração com Google Apps;
  • Gestão de Expedição;
  • SIGEP Web – Correios;
  • Gestão de Tarefas;
  • Gestão de Frotas;
  • Gestão de RH;
  • Gestão de arquivos;
  • Sistema Online e mais.

Você pode ler mais detalhes sobre as funcionalidades na página oficial, lá os desenvolvedores explicam cada detalhe com maior clareza.

Mesmo sem assinar a versão premium, você tem bastante material de apoio para utilizar a ferramenta com uma Central de ajuda completa e uma playlist no YouTube com vários vídeos relacionados ao funcionamento e apresentação da ferramenta.

Acho que hoje eu finalmente consegui preencher uma das lacunas de informação que perdurava aqui no blog há anos, um bom software ERP! Missão cumprida pelo visto! 🙂

Espero que a informação tenha sido útil para você, até uma próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!