AndroidAplicativos

5 coisas que você pode fazer ANTES de baixar um App para “otimizar” o seu Android

No meio de tantos Apps que prometem melhorar o desempenho do seu Smartphone existem medidas manuais que podem “salvar o dia” sem que você precise entupir o seu Smartphone de softwares para fazer manutenção.

Confira 5 dicas que pode ser usadas em qualquer Smartphone, especialmente nos que possuem hardware mais modesto.

Antes de colocamos aqui os detalhes, vamos esclarecer a “mística” que envolve o consumo de RAM do Android, temos um vídeo especial no canal sobre o assunto, confira:

Vamos agora ao “TOP 5” coisas que você pode fazer antes de baixar um otimizador para Android. Muitos dos Apps simplesmente vão criar “atalhos” para cada uma destas funções comentadas, fique atento:

1 – MANTENHA O DISPOSITIVO ATUALIZADO

Todo mundo deve estar atualizado a todo momento, seja sobre as notícias ao redor do mundo, sobre o sportingbet código promocional, nas contas a pagar do mês, até o seu time de futebol, etc. 

Com um sistema operacional a lógica não deve ser diferente. 

É importante deixar seu Android sempre atualizado, ainda mais porque a Google renova a plataforma para competir com seus concorrentes e as fabricantes muitas vezes acabam demorando para entregar essas atualizações, é importante ficar atento.

Isso pode variar um pouco de acordo com uma eventual Custom ROM (feita por fabricantes ou pela comunidade) mas no menu de configurações do aparelho e na seção “Sobre o Dispositivo”, é possível atualizar o sistema, prevenindo mais erros e deixando o aparelho ainda mais rápido.

A questão é que atualizações costumam trazer correções de bugs, além de novos recursos eventuais, estas correções podem impactar positivamente a vitalidade da bateria e o desempenho do sistema em si. O mesmo vale para os Apps que você instalar, muitas vezes um App desatualizado pode servir de catalizador para problemas, seja de segurança, seja pelo App ter algum bug que faça com que ele consuma mais recursos do aparelho do que o devido, etc.

Então, dica número UNO, mantenha tudo o mais atualizado possível.

2 – IDENTIFIQUE O PROBLEMA

Às vezes, quando um aplicativo “engasga”, não é culpa do processador ou do Smartphone, como muitos leigos pensam, mas do próprio software. Por isso é necessário analisar bem e encontrar qual é o problema que está causando a queda de desempenho no Smartphone. 

Há diversos aplicativos que exibem a performance do sistema detalhadamente, em que se torna possível visualizar informações sobre tráfego das redes móveis, uso de memória RAM, entre outras funções; com isso, pode-se combater um mau desempenho “na raiz” do problema.

Eu sei que identificar o problema pode não ser um passo simples para qualquer usuário, é por isso que muita gente paga um técnico para resolver os seus problemas com a tecnologia, mas de fato, entender o que causa o problema pode ajudá-lo a resolver e se o seu Smartphone está tendo um comportamento “estranho”, certamente algo está errado.

3 –  LIMPE OS CACHES DOS APPS

O cache pode servir muito bem para os aplicativos abrirem mais rápido, no entanto, caso algum erro ou problema no App acabe ficando em cache também, pode ser que por conta deste recursos, dependendo de como o App tenha sido programado, o cache que era pra ser o “mocinho da história” acabe como “o vilão”.

Através do menu de “Configurações” é possível acessar os programas e limpar o cachê na seção de armazenamento do aplicativo. Isso pode fazer com que diminua a incidência de “engasgos” do Smartphone.

Em Smartphones com pouca memória de armazenamento, o cache que muitos Apps somados acabam juntando por acabar preenchendo o espaço livre, e se existe uma coisa que deixa qualquer computador (inclusive os de bolso) mais lento, é falta de espaço, logo, se você está sofrendo com engasgos por conta de falta de armazenamento, apagar alguns arquivos e o cache pode realmente contornar a situação.

4 – DESABILITE AS ANIMAÇÕES

Nas opções de “Desenvolvedor” é possível desabilitar as animações de transição do Android. Como não haverão efeitos nas transições entre aplicativos, o processo fica bem mais rápido. Apesar da falta de animações não ser agradável visualmente para todos os usuários, é uma possibilidade para evitar travamentos, além de que é possível habilitar os efeitos normalmente sempre que for desejado. 

Isso faz que o processamento gráfico do seu Smartphone seja aliviado, em aparelhos mais modestos, isso pode fazer uma grande diferença e causar uma sensação de maior fluidez e velocidade.

5 – REMOVA APLICATIVOS NÃO USADOS

Apesar de muitas vezes haver um apego por um aplicativo que não está sendo mais utilizado, removê-lo pode ser o melhor caminho para uma melhora no desempenho de seu Android. Quanto mais softwares no aparelho, mais o sistema precisará destinar seus recursos a eles. 

Muitos Apps, mesmo que você não os utilize com tanta frequência, acabam rodando em background e consumindo recursos desnecessários, uma vez que você não os utiliza.

Com a memória interna do celular cheia, o dispositivo tende a ficar mais lento. Limpar o Smartphone é como limpar um armário: apesar de difícil se livrar dos excessos, é sempre preciso desapegar.

Outra opção interessante é considerar versões mais leves dos Apps para fazer as mesmas coisas, ou mesmo acessar os serviços de outra forma. 

Em linhas gerais, a menos que você precise de algum recurso específico, acessar o Facebook través do App Facebook Lite ao invés do App tradicional pode ser mais vantajoso, ou mesmo através do próprio navegador do sistema. O mesmo pode-se dizer de quase qualquer rede social que seja possível acessar e interagir através do navegador.

Apps como o navegador Google Chrome, geralmente inclusos em todos os Androids, permitem que você crie atalhos dos sites na home do seu Android para acessá-los diretamente como se fossem aplicativos, essa pode ser uma bela saída para você em caso de precisar de mais espaço ou estar sofrendo com algum App em específico.

Com estas dicas talvez você evite de instalar ainda mais aplicativos no seu Smartphone para fazer manutenção, ainda que muitos deles possam ser úteis em algum nível, de forma geral, todas os ajustes básicos necessários e possíveis para fazer otimizações deste tipo já estão no próprio sistema.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!