GNOMETutoriais

GNOME Shell: Deixando a interface mais leve

Infelizmente não podemos dizer que o GNOME Shell seja uma interface “leve”. As distros que o utilizam como ambiente gráfico costumam consumir uma certa quantia de memória RAM, mas principalmente, o ambiente gráfico exige aceleração gráfica, o que pode torná-lo pesado para computadores menos potentes.

Veja agora como você pode desligar os efeitos da interface para deixá-la mais leve.

O que é considerado “pesado” para um computador?

Eu sei que “leve” e “pesado” são conceitos debatíveis, por isso eu fiz um vídeo para explicar para você “o que é um programa pesado”, confira:

Dito isso, essa dica serve para qualquer distribuição Linux que utilize o GNOME Shell como interface, neste exemplo vou utilizar o Ubuntu. A mudança comentada neste artigo afetará simplesmente o consumo do seu chip gráfico, não afetando o consumo de RAM.

Instale o GNOME Tweak Tool

O primeiro passo para desligar os efeitos visuais da interface é simplesmente instalar a ferramenta de configuração GNOME Tweak Tool, ou simplesmente “Ajustes”, como ficou na tradução para o Português.

Você encontra essa ferramenta na loja de aplicativos (GNOME Software), se precisar de mais instruções veja este outro artigo do blog onde nós mostramos como instalar a ferramenta.

Removendo os efeitos do GNOME Shell

O GNOME Shell sem os efeitos fica bem “seco”, por assim dizer, mas acho que é essa a ideia mesmo, não? Para remover os efeitos, abra o GNOME Tweak Tool e na sessão “Aparência” simplesmente deslize o interruptor para desligar os efeitos da interface, a mudança é instantânea:

GNOME Shell: Deixando a interface mais leve
Basta deslizar o interruptor para esquerda

Ao fazer um essa mudança em um computador com 4 GB de RAM e uma Intel HD Graphics a usabilidade do computador melhorou consideravelmente, vale a pena fazer o teste.

Caso ainda não esteja satisfeito com o consumo, temos um vídeo no canal onde te ensinamos como deixar o GNOME Shell ainda mais leve.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!