Ubuntu 17.10 está corrompendo BIOS de Notebooks Lenovo

Ubuntu 17.10 está corrompendo BIOS de Notebooks Lenovo

Alguns usuários estão relatando problemas ao utilizar o Ubuntu 17.10 com Notebooks Lenovo, alguns desses problemas acabaram danificando a BIOS dos equipamentos.

Hoje alguns usuários relataram que a BIOS de seus computadores foi corrompida depois da instalação do Ubuntu 17.10. Aparentemente, a maior parte dos computadores afetados é da Lenovo, mas surgiram alguns relados de modelos da Acer, Toshiba e Dell. O problema não é generalizado e parece afetar somente modelos específicos, no entanto, o problema é grave demais para ser ignorado.

A Canonical até removeu temporariamente os links para download do Ubuntu 17.10 para evitar esses problemas até que o problema fosse resolvido, felizmente, ele já foi, e o Ubuntu 17.10 já está disponível novamente.

Leia também: As novidades do Ubuntu 17.10

Aparentemente o componente do sistema que estava corrompendo as BIOS é o Driver Intel SPI incorporado ao Kernel Linux 4.13 que o Ubuntu utiliza, por questão de segurança a Canonical desabilitou este recurso.

Apesar de os relatos terem surgido com o Ubuntu 17.10, não está descartado este tipo de problema com outras distros que usem a mesma versão do Kernel, incluindo distribuições derivadas do Ubuntu, muitas vezes a quantidade de relatos está diretamente relacionada a quantidade de usuários que o Ubuntu tem, talvez tenha acontecido em outras distros, porém, não ganharam a mesma repercussão, vale a pena ficar de olho.

Eu mesmo tenho um Notebook Lenovo e felizmente não sofri com este problema com o Ubuntu, para o bem ou para o mal, o desenvolvimento open source foi ágil novamente e corrigiu o problema em poucas horas.

Os computadores que foram afetados, segundo os relatos, são estes modelos:

– Lenovo B40-70

– Lenovo B50-70

– Lenovo B50-80

– Lenovo Flex-3

– Lenovo Flex-10

– Lenovo G40-30

– Lenovo G50-70

– Lenovo G50-80

– Lenovo S20-30

– Lenovo U31-70

– Lenovo Y50-70

– Lenovo Y70-70

– Lenovo Yoga Thinkpad (20C0)

– Lenovo Yoga 2 11 “- 20332

– Lenovo Z50-70

– Lenovo Z51-70

– Lenovo Ideapad 100-15IBY

– Acer Aspire E5-771G.

Até a próxima!

Fonte

Talvez Você Também Goste
Novidades nos testes do kernel Linux
Continue lendo

Novidades nos testes do kernel Linux

Em recente reunião do Linux Kernel Plumbers, que ocorreu em Lisboa, Portugal, o tópico “automação de testes para o kernel Linux” foi discutido. Os principais desenvolvedores do Linux uniram-se com o objetivo de empregar esforços em uma estrutura de testes sólidos: o KernelCI. Agora na Open Source Summit Europe, em Lyon, França, o KernelCI passa a ser um projeto da The Linux Foundation e receberá os investimentos e recursos necessários.
Instale o tema do Diolinux no Linux Mint
Continue lendo

Instale o tema do Diolinux no Linux Mint – Mint-Y Dark Transparent Blue

Não é de hoje que muita gente vem pedindo qual tema eu utilizo no meu Linux Mint 19.1 Cinnamon, e a verdade é que ele não é nenhum tema "comum", pois ele foi customizado por mim, baseando-se no tema "Mint-Y Aqua Dark", que já vem com o sistema. Eu demonstrei como fazer ele, alterando os códigos de CSS em uma live na Twitch recentemente, e a galera curtiu muito!