Sistemas operacionaisZorin OS

Zorin OS, de um sonho adolescente a uma startup promissora

Você já deve ter lido algumas histórias por aí de como surgiram alguns sistemas operacionais (distros Linux incluídas), geralmente são histórias interessantes onde os criadores, com um bom conhecimento técnico, estavam tentando resolver um problema que enfrentavam, essa é a história do Kernel Linux em si inclusive. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre uma das primeiras distros que eu utilizei e que continua prosperando, o Zorin OS.

Eu já contei algumas vezes nos vídeos do canal como foram as minhas primeiras experiências com o mundo Linux. Duas distribuições foram as responsáveis por eu conseguir dar os meus primeiros passos sozinho com um novo sistema operacional, são elas o Linux Mint e o Zorin OS. Ambos com propostas semelhantes e com várias diferenças entre si.

Desde a época que eu utilizava o Zorin OS lá nos meus primórdios no mundo Linux a distro utiliza o GNOME como interface, era um GNOME 2 muito modificado. Com o tempo o Zorin mudou e atualmente o usa o GNOME 3 como ambiente gráfico, porém, ao invés de usar o Shell tradicional do GNOME ele usa um diferente chamado “Zorin Shell”, que dá toda a aparência e funcionalidade que o sistema tem. Abaixo você pode conferir um dos vídeos mais recentes que eu fiz sobre ele no canal para ter uma ideia de como funciona:

Recentemente os desenvolvedores anunciaram que o sistema bateu 1 milhão de downloads, é claro que nem todas estas pessoas usam o sistema em seu dia a dia, mas isso indica o quanto de curiosidade um ambiente como o do Zorin pode despertar ao público. Tendo como objetivo ser uma “porta de entrada” para usuários de Windows, os desenvolvedores viram que a maior parte dos downloads realmente vem de sistemas proprietários, com macOS e Microsoft Windows, reforçando a ideia de que o objetivo inicial da distribuição está sendo atingido.

Em uma entrevista ao site “It’s FOSS“, o irlandês, criador da distro, Artyom Zorin, comenta um pouco sobre a sua trajetória com o mundo Linux e os motivos e objetivos de terem criado a distribuição. As primeiras versões foram criadas ainda em sua adolescência, juntamente com seu irmão, quando ambos tinham entre 12 e 14 anos. Os testes eram primariamente feitos com o pai deles. 

Segundo o relato, Zorin (o cara, não a distro) havia testado o Ubuntu 7.10 e adorado, mas quando foi mostrar o mesmo para o pai, na intenção de fazê-lo usar Linux, a reação dele foi adversa, especialmente pelo aspecto visual estar muito longe do que o que ele estava acostumado, sendo usuário de Windows de longa data.

Zorin Brothers
Kyrill e Artyom Zorin em 2015

Por conta disso o Zorin OS nasceu com a missão de tornar a transição Windows/Linux mais simples e com a menor quantidade de atrito possível. Para conseguir fazer isso eles tiveram que aprender a programar, conforme eles aprendiam com tutoriais, livros e o que mais pudessem encontrar, eles foram construindo o Zorin OS e em 2008 lançaram a primeira versão.

Atualmente ambos vivem do Zorin OS e desenvolveram uma empresa no entorno da distribuição, que inclusive possui uma versão paga com algumas ferramentas extras de configuração e que custa apenas 19 Euros. A distro é baseada no Ubuntu e possui um Shell próprio, como já comentado, modificado a partir do GNOME Shell.

Eu acho extremamente inspiradora uma história como esta, o que mostra que ter força de vontade e fé no seu trabalho já é meio caminho andado para algo dar certo, a segunda parte consiste basicamente em “arregaçar as mangas” e fazer acontecer.

Quer saber mais sobre o Zorin OS? Acesse o site, lá você pode baixar o Zorin OS Core 12.2 (atualmente), que é a versão grátis do sistema.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!