NotíciasUbuntu

Samsung mostra o Galaxy Note 8 rodando Ubuntu pelo DeX

Há algum tempo a Samsung mostrou um novo aparelho que “forma par” com os Smartphones da linha Galaxy mais potentes que permite que você ligue o dispositivo a uma Dock (o DeX) e assim ligue a dock em uma televisão ou monitor, tendo uma experiência desktop à partir do sistema que está no celular. 

O funcionamento do DeX ainda pode ser considerado limitado e até certo ponto, experimental, mas ainda assim muito funcional e perfeito para o uso básico de várias pessoas, podendo substituir um computador tradicional em muitos casos.

Essa ideia de transformar o Smartphone em um desktop não é necessariamente nova, tivemos a iniciativa de convergência da Canonical com o Ubuntu Phone e até mesmo o projeto Continuum da Microsoft, entretanto, esse modelo da Samsung parece ser o primeiro a realmente estar chamando mais atenção por fazer isso justamente com o Android, o sistema predominante no mundo dos dispositivos móveis.

Apesar de funcional, muitas aplicações ainda não funcionam perfeitamente no DeX, justamente por conta dos Apps não serem necessariamente pensados e adaptados para rodar em modo Desktop, com suporte a mouse e teclado, além disso, usuários regulares de computador geralmente usam esse tipo de dispositivo não somente pela forma de operação, mas pelas aplicações disponíveis também. Apesar de já existirem alguns Apps para a finalidade, editar vídeos em sistemas de desktop ainda é melhor em vários sentidos, por exemplo.

Linux rodando em Linux

Linux no Galaxy

Apesar do Android usar o Kernel Linux, a parte de usuário do sistema é um pouco diferente e não permite que usemos determinadas ferramentas nativas do sistemas Linux de Desktop, como o Ubuntu, para contornar este problema e deixar o DeX ainda mais apelativo, a Samsung criou uma aplicação chamada “Linux on Galaxy”, que na prática é “Linux on Linux” 😂, permite que distribuições Linux de Desktop sejam instaladas no Smartphone e ao ligá-lo no DeX você tenha o mesmo ambiente que teria no Desktop. 

No vídeo a Samsung demonstra o funcionamento do DeX com a aplicação “Linux on Galaxy” rodando o Ubuntu 16.04 LTS Xenial, que é a versão de longo suporte atual, na demo, rodando o Eclipse.

O “Linux on Galaxy” é ainda experimental e a Samsung deverá melhorá-lo com o tempo, será possível instalar outras distros além do Ubuntu muito provavelmente também, ampliando as possibilidades que o DeX traz.

Se você tiver interesse (e um Galaxy S8 ou Note 8), é possível se inscrever no programa de Beta Testers para essas funcionalidades nesta página.

Eu gostaria de saber se você acha que esse tipo de tecnologia será o futuro. Será que teremos menos computadores e mais Smartphones que podem ser usados como Desktop?

Você seria um usuário dessa tecnologia? Conte pra gente nos comentários e até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!