Linux agora está em 100% dos Top 500 Supercomputadores do mundo!

Linux agora está em 100% dos Top 500 Supercomputadores do mundo!

Há praticamente dois anos eu postava aqui no blog sobre o índice de 99% dos TOP 500 Supercomputadores do mundo rodarem Linux. Depois desse período o sistema do pinguim avançou um pouco mais tomou conta do segmento rodando em absolutamente todas as máquinas do Top 500.

De acordo com a lista do TOP500.org, agora todos os Supercomputadores da lista rodam Linux. Claro, uma das perguntas que podemos fazer é: Já que todos eles rodam com o Kernel Linux, quais distribuições são utilizadas nesses “monstros”?

A reposta para isso é relativamente simples e tem tudo a ver com a filosofia do código aberto e com as características do Linux. São distribuições customizadas para cada Supercomputador, como o “Sunway RaiseOS”, que roda no que é atualmente o Supercomputador mais rápido do mundo, o “Sunway TaihuLight”, que fica na China e tem mais de 650 mil processadores. 😵

Dentre as distros conhecidas, 5 computadores desse TOP 500 rodam Ubuntu, 20 usam Red Hat Enterprise Linux e 109 rodam Cent OS, a “versão grátis” do Red Hat EL.

A maleabilidade de código, eficiência, segurança e robustez garantem a preferência pelo Linux como plataforma para essas super máquinas que conseguem processar até 93 petaflops de dados, que é o caso do Supercomputador mais rápido, no entanto, os chineses pretendem aumentar até 33% essa capacidade, chegando em breve a pouco mais de 120 petaflops.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
18 cursos de tecnologia em Inglês com legendas em Português que vale a pena conhecer
Continue lendo

18 cursos de tecnologia em Inglês com legendas em Português que vale a pena conhecer

Muitas vezes nos deparamos uma grande barreira em nosso aprendizado, por mais que tenhamos boa vontade e dedicação ao estudo, muitos assuntos e materiais de aprendizado são disponibilizados apenas em outros idiomas, principalmente o inglês e se ele não for o seu forte, você pode acabar tendo problemas. Por conta disso, no artigo de hoje você vai conhecer 18 cursos excelentes que são na língua inglesa, mas que possuem legendas em Português para te ajudar a entender tudo direitinho.
O seu podcast sobre Linux e tecnologia está de volta!
Continue lendo

O seu podcast sobre Linux e tecnologia está de volta!

Há alguns um dos primeiros projetos derivados do blog Diolinux surgiu, era o DioCast, um programa em formato áudio publicado no SoundCloud, inclusive, para fins de história, o primeiro episódio de todos os já produzidos ainda está por lá, se quiser ouvir um grande chiado, é só clicar aqu