Pacotes Snap do Ubuntu agora tem suporte para o Android

Pacotes Snap do Ubuntu agora tem suporte para o Android

Os pacotes Snap que a Canonical desenvolveu e já são acessíveis a todas as distros Linux de Desktop devem chegar ao “sabor” do Linux mais popular no mundo mobile, o Android.

Nesta semana a Canonical lançou a nova versão do Snapd, o utilitário que permite a manipulação dos pacotes Snap nas distribuições Linux e dentre as várias novidades, uma se destaca, a compatibilidade com o Android, permitindo que o sistema da Google também possa rodar aplicações empacotadas em Snap.

A perspectiva que isso abre é muito interessante. Em primeiro lugar, aplicativos Snap são cross-platform, então programas de desktop poderiam (em tese) ser jogados para o Android, respeitando as devidas adaptações necessárias, mas além disso, os próprios Apps Android podem ser distribuídos dessa forma.

Uma vez que exista uma demanda de entrega de aplicativos em Snap para Android, a loja Snap Store da Canonical pode ganhar maior relevância, pelo simples fato de “já estar funcionando”, mas é claro, nada impede que desenvolvedores criem as suas próprias “Snaps Store”.

Existem outras novidades interessantes, você pode conferir todas as alterações que o Snapd 2.27 trouxe consultando as informações oficiais dos desenvolvedores da Canonical do timo do SnapCraft.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Ubuntu 14.04 LTS chega ao "fim da vida"
Continue lendo

Ubuntu 14.04 LTS chega ao “fim da vida”

Como noticiamos no ano passado, a Canonical, empresa que mantém o Ubuntu, estava planejando o “fim da vida” do Ubuntu 14.04 LTS para a grande maioria dos seus clientes e que pretendia oferecer um serviço EMS (Extended Security Maintenance) para quem precisasse usar tal versão do Ubuntu quando o mesmo perdesse o seu suporte tradicional, isso acontecerá em 30 de Abril de 2019.