Linux MintSistemas operacionaisTutoriais

Como habilitar a edição no Shutter no Linux Mint

O Shutter é uma aplicação fantástica para fazer captura de tela nas distribuições Linux. O programa está disponível nos repositórios de todas as distros e é uma das melhores aplicações para quem faz tutoriais para blogs e sites.

Um dos motivos para isso é que o Shutter tem um editor de imagens embutido nele mesmo, que permite fazer pequenas modificações nos seus prints, como colocar sites, números, escrever coisas, esconder coisas, é realmente muito útil; menos no Linux Mint, onde essa função vem desabilitada por padrão.

Você consegue instalar o Shutter no Linux Mint tanto via comando de texto (sudo apt install shutter), quando pelo MintInstall, como você pode ver na imagem abaixo:

Linux Mint Shutter

Mas tanto instalando de uma forma, quanto de outra, você terá um ótimo programa funcional, entretanto, sem a função de editar, como você pode ver na imagem abaixo, essa função aparece no programa mas não é clicável, simplesmente.

Shutter função editar no Linux Mint

Isso acontece devido a falta de algumas dependências para o programa que habilitam essa função. Para resolver o problema você precisa instalar os seguintes pacotes:

- libgoo-canvas-perl
- gnome-web-photo 

Você pode instalá-los facilmente usando o gerenciador de aplicativos do Mint (Mint Install), ou simplesmente rodar o seguinte comando:

sudo apt install libgoo-canvas-perl gnome-web-photo

Assim o Shutter vai passar a funcionar com a função de edição, como você pode ver:

Shutter Linux Mint com suporte para edição

Agora você já pode usar o Shutter em sua plenitude!

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!