Timeshift – Um aplicativo para criar pontos de restauração no Ubuntu e no Linux Mint

Timeshift - Um aplicativo para criar pontos de restauração no Ubuntu e no Linux Mint

Você já fez alguma modificação no sistema que teve dificuldade de reverter e acabou tendo que tomar uma medida mais drástica para resolver o problema, como formatar o computador? Então talvez um programa como o Timeshift te ajude.

O Timeshift é um programa capaz de criar “instantâneos” do sistema para que você possa reverter o estado atual para um antigo pré-definido por você, exatamente como os pontos de restauração do sistema do Windows. Existe um programa muito bom para essa funcionalidade de backup que eu gosto muito que é o Systemback.

Timeshift

Você pode agendar os Snapshots mensalmente, semanalmente, diariamente, toda hora ou a cada boot, assim você não precisa ficar abrindo o programa e salvando os instantâneos. Ainda assim, você pode você mesmo criar seus pontos manualmente, como depois de fazer a instalação do sistema, dos seus pacotes favoritos ou qualquer outra situação que você considere crítica.

Timeshift

Como instalar?

A instalação no Ubuntu ou no Linux Mint é feita através de um PPA.

PPA: ppa:noobslab/apps

Dica: Veja como instalar um PPA sem usar o terminal.

Se você preferir fazer pelo terminal:

sudo add-apt-repository ppa:noobslab/apps
sudo apt-get update
sudo apt install timeshift

Você encontra o programa no menu do seu sistema.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Testando distribuições Linux pelo VirtualBox
Continue lendo

Testando distribuições Linux pelo VirtualBox

Um dos pedidos mais recorrentes nos contatos do blog é algum material sobre a utilização do VirtualBox para testar distribuições Linux, afinal, são tantas opções e você pode "perder" muito tempo até ver como todas, ou boa parte, são em seus aspectos visuais e funcionais. Para este tipo de teste o VirtualBox é excelente.